Close Menu

Busque por Palavra Chave

POR UMA BOA CAUSA

Opah realiza mais uma edição da Feirinha dos Patudos neste sábado em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/01/2018 15:09 - Atualizado em 25/01/2018 15:13
Filhotes estarão disponíveis para adoção no próximo sábado (27) Filhotes estarão disponíveis para adoção no próximo sábado (27)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que hoje há cerca de 30 milhões de animais abandonados, em situação de risco ou emergência no Brasil. Ainda, indica-se o cálculo de um cão para cada habitante em um município e que desse número, aproximadamente 10% corresponde aos animais de rua, sem contar os gatos. Ou seja, em Xaxim, através do mapeamento que está sendo realizado pela Opah desde o período entre 2014 e 2015, o número já é bem maior que o esperado, prevendo que apenas na zona urbana, há mais de 600 animais nas ruas da cidade, sem contabilizar no interior.

As estatísticas crescem todos os dias, em virtude de fatores como a falta de denúncias formais às polícias constituídas e registro dos criminosos, os quais abandonam animais nas ruas, a falta de interesse governamental em criar políticas públicas eficazes de atendimento e em especial, a falta de conscientização da sociedade acerca da responsabilidade de cada cidadão sobre a vida de um animal e das leis de proteção que amparam a fauna e a flora, inclusive penalizando até 04 anos para quem abandonar os animais em área pública ou privada.

Apesar de se seguir um protocolo rígido para os encaminhamentos de adoção e prestar toda atenção e suporte, desde a castração sem custos e informações ao pretenso adotante, não são raros os casos em que os animais são devolvidos sem nenhuma justificativa plausível, mas sim, apenas por falta de responsabilidade humana, como é o caso do Pudim, que foi adotado na última feirinha e depois retornou ao quadro de animais que estão disponíveis à adoção na Opah.

Ainda, há o cuidado extremo com a triagem nos encaminhamentos de animais que estejam saudáveis, sejam dóceis e sociáveis, o que deveria anular muito as chances para que a adoção não tenha sucesso. Porém, essa não é a atualidade. Dessa maneira, na tentativa de dar dignidade e retirar esses animais da situação de abandono, nesse sábado (27), a partir das 14h, a Opah realiza mais uma Feirinha dos Patudos, cujo principal foco é encontrar novos lares e donos responsáveis para os animais que já são vítimas da irresponsabilidade humana, além de arrecadar alimentos para cães e gatos. O evento acontecerá no estacionamento do Supermercado Santa Marte, que também é apoiador da Feirinha dos Patudos. Ainda, a médica veterinária Franciele Maroso dos Santos estará tirando dúvidas sobre castração de animais, de forma gratuita.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro