Dirigentes de entidades empresariais estiveram reunidos nesta sexta-feira (26), com o presidente da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), José Cláudio Caramori. O encontro foi articulado pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC) e coordenado por seu presidente Nico Tozzo. Também participaram os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Cidinei Barozzi, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Clóvis Afonso Spohr, e do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), Marcos Antonio Barbieri, juntamente com assessores.
O presidente do CEC, ao abrir a reunião, citou o fato de Caramori ocupar um cargo importante e para o qual tem se dedicado com o sentido de atender às finalidades dessa instituição de fomento ao desenvolvimento. Neloir Tozzo (Nico) enfatizou a necessidade de se ouvir sobre o que o banco disponibiliza para investimentos, na iniciativa privada e na administração pública.
Conforme o dirigente do Badesc, há um grande volume de operações na região Oeste, juntamente com a participação em eventos e aplicação em marketing. Lembrou que a instituição repassa recursos do BNDES e disse que foram criados programas para incentivar segmentos com linhas específicas, como franquias, emissoras de rádios e empresas de energia renovável. Especificou, ainda, que em suas atividades o Badesc faz 55% de aplicações no setor privado e destina 45% ao poder público, contando com seis agências regionais e 120 funcionários. A intenção de criar programa direcionado para o pequeno produtor rural, para estimular a atuação em produtos segmentados, foi anunciada por José Caramori.
Questionado sobre pelas lideranças empresariais quanto ao papel e perspectivas do banco, o presidente do Badesc citou a preocupação com a disponibilidade de recursos e disse que a instituição possui um corpo técnico competente e estável e que apenas o presidente e três diretores são nomeados pelo governo do Estado.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro