O deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), apresentou uma indicação ao Governo do Estado sugerindo a adoção de medidas administrativas para garantir atendimento especializado e gratuito às mulheres em fase de climatério e menopausa na rede pública estadual de saúde.
A proposta visa assegurar a disponibilização de exames, tratamentos e acompanhamento médico necessário para o diagnóstico e controle das condições associadas a essas fases naturais do ciclo reprodutivo feminino. Segundo o deputado, o climatério e a menopausa são períodos marcados por intensas alterações hormonais, que podem provocar sintomas como ondas de calor, alterações de humor, distúrbios do sono e perda de massa óssea, além de aumentar o risco de doenças crônicas, como osteoporose e problemas cardiovasculares.
“Muitas mulheres enfrentam dificuldades para acessar exames e terapias adequadas, o que compromete sua saúde e qualidade de vida. Precisamos garantir que a rede pública de saúde ofereça atendimento integral, incluindo a reposição hormonal, quando indicada, e o acompanhamento especializado”, destacou Saretta.
O parlamentar ressalta que essa é uma pauta essencial de saúde pública, uma vez que milhares de mulheres em Santa Catarina passam por essas fases sem o suporte necessário. A iniciativa também busca reforçar o compromisso do Estado com políticas públicas voltadas à saúde da mulher, promovendo a prevenção de doenças e o bem-estar em todas as etapas da vida.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro