Close Menu

Busque por Palavra Chave

Debates Sociais | Ciro Gomes representa o legado brilhante de Brizola

Por: Axe Schettini
31/01/2018 12:42 - Atualizado em 27/06/2022 14:52

Um dos maiores líderes trabalhistas do Brasil, Leonel Brizola deixou suas características ao governar o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, sendo o único político brasileiro a administrar dois Estados.

Defensor assíduo dos jovens e da Educação, Brizola implantou, especialmente no Rio de Janeiro, os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), popularmente apelidados de Brizolões, que tinha por objetivo tirar as crianças carentes das ruas, oferecendo refeições desde a chegada do estudante para o primeiro turno até a saída, quando havia o jantar.

Sem êxito ao disputar a Presidência da República, Brizola foi a grande liderança que o Brasil deixou passar sem utilizar com inteligência. Falecido em 2004, o líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT) deixou um legado político, que hoje é visto no ex-governador do Ceará, Ciro Gomes.

Um dos nomes mais cogitados para assumir a República em 2019, Ciro mostra-se capaz e preparado para comandar o Brasil. Conhecedor de economia, foi ministro da Fazenda do Governo Itamar Franco, auxiliando na implantação do Plano Real, e fala como grande conhecedor do sistema monetário e financeiro do país.

Foi ministro de Integração Nacional do Governo Lula e trabalhou na criação do complexo projeto de transposição do Rio São Francisco, levando água para milhares de pessoas do semiárido nordestino.

Com pulso firme e oratória convincente, Ciro desponta como uma grande liderança que pode carregar o histórico de Brizola nas costas, com bandeiras firmes na educação, alimentando a juventude brasileira para novos rumos tecnológicos e científicos.

Caso o Partido dos Trabalhadores não tenha Lula como candidato, a jogada mais interessante da esquerda brasileira seria colocar Gleisi Hoffmann, Fernando Haddad ou Jaques Wagner de vice na chapa liderada por Ciro, dando novos ares ao Palácio do Planalto.

Uma coisa é certa, Ciro será candidato e entrará em grandes debates com Jair Bolsonaro, seu principal opositor ideológico. Aguardar.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro