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Governo de Santa Catarina prioriza ferrovias e ViaMar durante encontro em Washington

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/05/2025 10:01
Divulgação/Secom Comitiva liderada pelo governador Jorginho Mello cumpre agenda nesta quinta na Capital dos EUA Comitiva liderada pelo governador Jorginho Mello cumpre agenda nesta quinta na Capital dos EUA

Depois de abrir a semana em Nova Iorque com o SC Day, a comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello chegou a Washington para uma rodada de conversas técnicas com a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial especializado em estruturar concessões e parcerias público-privadas. O governador apresentou três obras consideradas estratégicas para destravar a logística do estado: a rodovia ViaMar, o primeiro Plano Ferroviário de Santa Catarina e o Transporte Marítimo.

O chefe do Executivo começou enfatizando o peso do sistema portuário catarinense. No primeiro trimestre de 2025, os terminais do estado movimentaram 718,4 mil TEUs — quase 20 % de todos os contêineres que circularam pelo país no período, percentual bem superior à média brasileira, o que reforça a urgência de corredores terrestres mais eficientes ligando o interior aos portos.


Nesse contexto, Jorginho Mello detalhou a ViaMar, corredor de 145 quilômetros que correrá paralelo à BR-101, com seis faixas de rolamento (três em cada sentido), ligando Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis. Os projetos executivos dos quatro primeiros lotes — que somam 95 quilômetros entre Joinville e Itajaí — estão em elaboração desde outubro de 2024.

O orçamento preliminar da obra é estimado em R$ 9 bilhões e o Governo pretende viabilizá-la por meio de uma PPP de longo prazo, modelo cuja engenharia financeira será acompanhada pela IFC. Segundo o governador, o novo eixo rodoviário “trará alívio imediato para quem vive no Litoral Norte e aumentará a competitividade dos portos catarinenses”.

PLANO FERROVIÁRIO

A segunda prioridade apresentada foi o Plano Ferroviário. Dois corredores concentram os esforços atuais: o ramal de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto, cujo contrato de projeto se estende até final de 2025, e a chamada Ferrovia dos Portos, de 62 km entre Araquari e Navegantes, com projeto programado para 2025. A soma dos investimentos previstos ultrapassa R$ 12 bilhões (cerca de US$ 2,3 bilhões), dos quais US$ 2 bilhões referem-se apenas ao trecho Chapecó–Correia Pinto

Para dar segurança jurídica às concessões futuras, o Governo abriu em fevereiro uma consulta pública sobre a Lei Estadual de Ferrovias, última etapa antes do envio do texto à Assembleia Legislativa. A proposta concede ao Estado autonomia para licitar trechos ferroviários e permitir a delegação de ramais federais que estão no fim de concessão. A sociedade teve 30 dias para sugerir ajustes.

O Transporte Marítimo em regiões conurbadas como a Grande Florianópolis, Região de Itajaí e Norte também estão na pauta de prioridades. O Governo quer iniciar projetos e concessões para estimular novas opções de transporte público.

Com o apoio técnico da IFC, Santa Catarina espera concluir ainda em 2025 as modelagens econômicas da ViaMar e dos dois eixos ferroviários. A meta é iniciar a fase de contratação — via PPP ou concessão plena — já em 2026, consolidando o Estado como o principal hub logístico do Sul do Brasil.


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