No último dia de agenda oficial em Nova York, nesta quarta-feira (14), o governador Jorginho Mello apresentou o potencial e os diferenciais de Santa Catarina a investidores, conheceu novas tecnologias e no fim do dia viajou a Washington.
O governador cumpre uma missão oficial aos Estados Unidos entre os dias 12 e 17 de maio, com o objetivo de apresentar o potencial econômico do estado, buscar novos investimentos e fortalecer parcerias e projetos estratégicos nas áreas de tecnologia, infraestrutura viária, mobilidade, agricultura e prevenção a desastres.
O governador participou do seminário Oportunidades no Brasil, promovido pelo jornal Valor Econômico, e falou a investidores, executivos e autoridades públicas, incluindo outros governadores brasileiros. Em sua participação, Jorginho Mello apresentou os diferenciais de Santa Catarina, destacando os altos índices de segurança, desenvolvimento social e econômico, além da vocação empreendedora e tecnológica do estado. O evento foi considerado um importante espaço de articulação e visibilidade para o posicionamento de Santa Catarina no cenário internacional.
“O Brasil é o País do futuro, mas quero dizer aqui que Santa Catarina é a escolha do presente para quem deseja investir. Santa Catarina é um estado que muitas vezes pula o Brasil. Lá a gente não aumenta imposto, e eu acredito piamente que, quanto menor a carga tributária, mais se arrecada. A gente investe muito em educação, formamos 24 mil técnicos ano passado e nesse ano serão 30 mil pra suprir, nas empresas, a mão de obra de forma regionalizada e qualificada. Somos o estado mais seguro do país, temos segurança pública e jurídica. Cuidamos da infraestrutura, das estradas. Nosso empreendedorismo é muito forte. O Papa é americano, mas Deus é brasileiro, pode ter certeza disso”, disse o governador Jorginho Mello para os investidores.
Durante a tarde, a comitiva catarinense realizou uma visita técnica ao escritório da Google, também em Nova York. O encontro teve como foco as aplicações da Inteligência Artificial no setor público. O governador conheceu inovações e soluções tecnológicas com potencial para melhorar a prestação de serviços à população catarinense. A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com o avanço tecnológico e a transformação digital, especialmente em áreas como biotecnologia.
“A visita à Google foi da maior importância, para entender melhor a questão da Inteligência Artificial, do desenvolvimento que está acontecendo nesse momento e que representa algo gigante para a humanidade. O governador também deixou o seu recado aqui, viu as tecnologias, conheceu assistentes de Inteligência Artificial que vão fazer toda a diferença para os catarinenses. Santa Catarina, como um estado tecnológico, tem condições de evoluir cada vez mais rápido nessa direção”, afirmou o secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro