Close Menu

Busque por Palavra Chave

Aulas antes, ACT´S depois!

Por: Júnior Chisté
05/02/2018 14:59

Sim são as duas pastas que exigem sempre mais de uma administração.

Não que as outras sejam menos importantes ou também não exijam fortes investimentos e responsabilidades.

Juro que gostaria de tecer alguns elogios a administração de nosso município.

Escrever sobre a iluminação pública, sobre as lâmpadas de LED que aos poucos estão sendo colocadas.

Sobre a Feira da Novilha e do Gado Leiteiro.

Sobre a Saúde, que aos poucos começa a encontrar seu caminho e podemos observar excelentes profissionais determinados a fazer a diferença.

Mas eis que surge a Educação mais uma vez.

O que tem essa pasta? Praticamente desde o início do ano passado que pais vem demostrando descontentamento ora com creches, ora com escolas, ora com transporte escolar, ora com escolha dos materiais escolares, ora com o valor do material didático escolhido. E sem o aumento aos professores desde novembro de 2016, somente os R$ 200,00 em "vale-alimentação" em dezembro passado.

E agora, só em Xaxim algo que realmente não dá pra ficar sem escrever ou admitir.

Semana passada estive trabalhando no litoral e no extremo oeste com centenas de professores.

Nesta semana estarei trabalhando com mais quatro Secretários de Educação em quatro cidades do estado e em diferentes regiões e com certa de 700 professores.

Exemplos é o que não me faltam para exemplificar as próximas linhas que você meu caro leitor (a) vai ler.

Em todos os municípios, as aulas já estão começando, ou se não, os professores em plena capacitação, inclusive os ACT´S, logicamente com as provas já feitas, resultados divulgados e as primeiras vagas preenchidas.

Em Xaxim, só aqui isso não ocorre...

As aulas iniciarão, os professores, aqueles que são efetivados estarão devidamente em sala de aula, mas os ACT´S, aqueles que são contratados para preencher vagas pelo período de um ano, serão chamados após as aulas já terem iniciadas?

Pode isso Arnaldo?

O trem andando e os vagões sendo alojados?

E a preparação desses profissionais? Qual o tempo hábil que terão para prepararem suas aulas? Estarem devidamente inseridos para o ano letivo após serem chamados de forma oficial?

Sinceramente eu não sei de que forma isso será feito ou se há realmente uma forma coerente de se fazer isso. Ou que planejamento será adotado?

Saindo de Xaxim e falando dos municípios nos quais tenho ministrado meus treinamentos, vejo secretarias totalmente engajadas e professores sendo trabalhados especialmente no gerenciamento emocional, na busca por criatividade e ousadia em suas aulas, nas dinâmicas e nas novas maneiras de objetivar o ensino com que seja mais atraente para os alunos de cada município.

Em cada cidade a presença sempre marcante do prefeito e do vice, do secretário, do secretário-adjunto, participando, opinando e mostrando-se ótimos leitores, gestores e acima de tudo preocupados com a COMUNIDADE ESCOLAR de forma esfuziante.

Assim a Educação EFETIVAMENTE acontece!


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro