Close Menu

Busque por Palavra Chave

FEIRA DA NOVILHA

Produção leiteira gera renda de R$ 40 milhões/ano aos xaxinenses

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/02/2018 10:12
Vereador Volnei Dervanoski convida população para a Feira da Novilha (Crédito: Câmara de Vereadores de Xaxim) Vereador Volnei Dervanoski convida população para a Feira da Novilha (Crédito: Câmara de Vereadores de Xaxim)

O vereador do PSD, Volnei Dervanoski usou o espaço da tribuna, durante reunião ordinária de segunda-feira (05) para convidar a população xaxinense para participar da Feira Da Novilha e do Gado Leiteiro, que acontecerá 16, 17 e 18 de fevereiro, na Vila Diadema.

Conforme explicou o vereador, que também é engenheiro agrônomo e possuí vasta experiência na área, Xaxim atualmente é potência na produção de leite na região. Ele apresentou dados do IBGE e Cidasc, os quais apontam que o município tem aproximadamente 9.500 matrizes leiteiras, produzindo anualmente 30 milhões de litros de leite e gerando R$ 40 milhões de reais em renda, que giram no comércio xaxinense.

Volnei destacou que a atividade está presente em 80% das propriedades rurais do município e na maioria delas é a principal atividade. Um dos benefícios da produção leiteira é a renda mensal, além de diminuir o êxodo rural de jovens, é uma oportunidade para filhos de agricultores que desejam permanecer no campo.

Nos últimos anos, a cidade também tem sido destaque no avanço genético dos animais. Várias técnicas de reprodução como inseminação artificial, acasalamento e transferência de embrião, aliadas ao manejo, sanidade animal e alimentação de qualidade, têm sido fundamental para a qualidade do leite que é produzido aqui.

FEIRA

A Feira conta com o apoio do Núcleo de Criadores Bovinos da Aciax. No evento, serão mais 120 animais expostos, da raça Holandesa e Jersey, de 45 produtores do município. Antes da Feira, uma parceria com a Casa Familiar Rural vai propiciar que os estudantes realizem seus estágios de vivência nas propriedades, auxiliando os produtores na preparação do animal para a exposição, conciliando a teoria e prática.

A programação inicia no dia 15, com chegada dos animais; no dia 16, às 10h, abertura do Parque para visitação às 19h, esgota dos animais para o Concurso Leiteiro às 20h, abertura oficial da Feira e às 21h, apresentações culturais.

No sábado (17), às 7h ocorre a primeira ordenha, às 9h30 o Julgamento e apresentação dos animais das raças Holandesa e Jersey, os quais são oriundos de fertilização in vitro (FIV) e melhoramento genético com uso da genômica. Às 14h, palestra com o Dr. Altair Valotto com o tema Melhoramento Genético e às 17h, apresentação de Adestramento Comportamental de Cães. Às 19h, a segunda ordenha e às 20h, apresentações culturais.

No domingo, último dia de evento, às 7h ocorre a Terceira ordenha, às 10h a Premiação do Torneio Leiteiro – Banho de Leite e às 17h, o encerramento da Feira. Volnei convida toda a população para prestigiar o momento e reforça que a entrada e o estacionamento serão gratuitos e o parque está sendo todo estruturado para receber os visitantes de Xaxim e região.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro