Integrante do PSD mostrou a carência de leitos de UTIs no Grande Oeste e na Foz do Rio Itajaí, enquanto representante do Podemos criticou a tentativa de tutelar a vestimenta das mulheres no Legislativo na sessão de quarta-feira (18), da Alesc.
Mário Motta (PSD) exibiu na tribuna dados sobre os leitos de UTIs nas regiões Oeste e Foz do Itajaí mostrando que têm menos de dois leitos por mil nascidos vivos. O fato, segundo Motta, faz com que um grande número de pacientes necessitem de transferências.
“Quando não há vaga na região, a alternativa é o deslocamento, com custos, riscos clínicos e sofrimento das famílias. Nos últimos quatro meses 65 pacientes do Grande Oeste precisaram ser transferidos em busca de leito de UTI, metade recém-nascidos”, denunciou Motta, que cobrou “planejamento para corrigir as disparidades” na distribuição de leitos no território barriga-verde.
VESTIMENTA FEMININA NO PARLAMENTO
Já a deputada Paulinha (Podemos) criticou o projeto de lei que objetiva disciplinar a vestimenta das mulheres no Parlamento.
“Compreendo que temos debates mais importantes, infraestrutura, educação, saúde, agora o Universidade Gratuita, não podemos parar para discutir como uma mulher se veste no trabalho. Que vai medir o tamanho da saia, a transparência da blusa?”, questionou Paulinha.
A deputada defendeu a liberdade da mulher se vestir como achar conveniente e classificou a tentativa de interferir no traje feminino como “opressão com aparência de regra”.
ESTADUALIZAÇÃO DO HOSPITAL RUTH CARDOSO
Paulinha revelou aos colegas que em breve chegará à Casa do Povo projeto de lei versando sobre a estadualização do Hospital Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú. A ex-prefeita de Bombinhas elegeu a prefeita de Balneário, Juliana Pavan.
“Muitos tentaram fazer uma pactuação com entidade privada, estadualização e não conseguiram”, lembrou Paulinha, que elogiou o governador Jorginho Mello. “Assumiu com muita coragem”.
A deputada pediu aos colegas um processo célere, uma vez que o hospital possui 707 funcionários sob o regime de contratação temporária e o contrato vence em setembro.
“Precisa de providências rápidas”, resumiu.
APOIO A CARLOS BOLSONARO AO SENADO
Sargento Lima (PL) ocupou a tribuna para defender a candidatura de Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, ao Senado Federal por Santa Catarina.
“Se trouxer um ET, uma abóbora, e se ele votar nas minhas pautas de direita, se ele defender minhas pautas, vai ter meu voto”, disparou Lima, que também citou a deputada federal Carol de Toni (PL) para disputar a segunda vaga, compondo, assim, chapa pura do PL em 2026.
MORRO DOS CAVALOS
Mário Motta voltou à tribuna para denunciar a situação do Morro dos Cavalos, uma vez que os locais em que houve deslizamento no passado continuam oferecendo risco aos usuários.
“Encostas deslizadas desde abril de 2014 seguem lá expostas, o ferimento na mata e todo barro está ali no mesmo local onde desceu e bloqueou a rodovia, sem qualquer intervenção até o momento, mesmo paliativa”, descreveu Motta.
O deputado informou que as obras no Morro dos Cavalos dependem de aumento do pedágio, ainda sob análise da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).
APOIO A ISRAEL
Jessé Lopes (PL) ironizou a declaração de apoio ao Irã na guerra contra Israel feita por homem brasileiro e homossexual.
Segundo o parlamentar, é um absurdo "uma pessoa ter uma capacidade de formular um pensamento, ‘eu sou gay, sei que negam minha existência, mas vou apoiar eles porque Israel treina a polícia do Brasil’”. Jessé lembrou que as mulheres no Irã podem ser apedrejadas e têm direito somente a 1/8 das heranças.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro