Close Menu

Busque por Palavra Chave

ÊXITO

Feira da Novilha e Gado Leiteiro inicia com sucesso no Parque de Exposições de Vila Diadema

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/02/2018 22:19 - Atualizado em 19/02/2018 11:48
Público marcou presença no Parque de Exposições de Vila de Diadema, em Xaxim (Foto: Marcos Schettini/LÊ) Público marcou presença no Parque de Exposições de Vila de Diadema, em Xaxim (Foto: Marcos Schettini/LÊ)

Por Vitória Schettini

Evidenciar a cadeia produtiva agrícola e pecuária e sua contribuição no crescimento econômico estão entre os objetivos das Feira da Novilha e Gado Leiteiro, que estreou na noite desta sexta-feira (16), no Parque de Exposições de Vila de Diadema, em Xaxim.

Com mais de 60 stands, o evento já era muito esperado pela população xaxinense, autoridades e organizadores, que se empenharam em realizar a exposição. Às 10h, os portões foram abertos e os primeiros visitantes começaram a chegar, a fim de apreciar as atrações, as quais seguem até o próximo domingo (18).

Como parte das comemorações dos 64 anos de Xaxim, a Feira da Novilha e Gado Leiteiro expõe cerca de 140 bovinos das raças Jersey, Holandês e Gir e outros pequenos animais. Além disso, o público pode desfrutar dos stands de automóveis, melhoramento genético, ervateiras, alimentos da agricultura familiar, jogos e parque de diversões.

Nesta sexta-feira, o evento começou às 19h, com a esgota dos animais para o Concurso Leiteiro e a partir das 20h, autoridades do município e da região realizaram a solenidade oficial de abertura. A exposição é aberta ao público e a entrada e o estacionamento são gratuitos.

Emerson Borin, que no fim de 2017 foi eleito presidente da Associação Comercial e Industrial de Xaxim (Aciax), releva que o agronegócio está em evidência na cidade e na região. “Aqui há 60 expositores, mais de 140 animais, 40 produtores. Nósestamos felizes, porque batalhamos para que tudo saísse como planejado. Ter o prestígio dos expositores, produtores e público em geral, nos mostra que o trabalho foi bem feito. Gostaríamos de agradecer ao Poder Público Municipal por acreditar na Aciax e principalmente ao Núcleo de Criadores de Bovinos de Xaxim, que é atrelado à entidade”, salientou.

Para o gerente-geral da agência do Banco do Brasil de Xaxim, Júlio César Gonçalez Becker, a Feira da Novilha e Gado Leiteiro é uma oportunidade para os pequenos, médios e grandes agricultores da região. “O Banco do Brasil é um grande participante do agronegócio no País, onde ele financia cerca de 70% desse setor. O Banco do Brasil não poderia deixar de estar presente nessa feira maravilhosa, onde fomos convidados pelo presidente da Aciax, Emerson Borin”, enfatizou ao LÊ NOTÍCIAS.

Ainda, ele ressalta que o Banco do Brasil oferece linhas no agronegócio para o pequeno, médio e grande agricultor. “O Plano Safra funciona entre os dias 1o de julho e 30 de junho do ano seguinte e dessa maneira, estamos em pleno ano safra, com grandes recursos no Pronaf, em custeio e investimento, nas linhas do Pronamp, com juros atrativos aos produtores. Inclusive, estamos recebendo propostas aqui, diretamente na Feira da Novilha e Gado Leiteiro”, finaliza.

O produtor Lírio de Almeida, presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares de Xaxim (Cooper Xaxim) está na Feira expondo seus produtos e revela que estava com muitas expectativa em referentes ao evento. “Dentro da cooperativa, temos 105 produtores associados e a Feira da Novilha e Gado Leiteiro oferece uma grande oportunidade para que eles possam mostrar seus produtos aos xaxinenses e demais visitantes da região. Isso agrega ao pequeno agricultor e às pequenas agroindústrias. Acredito que poderia haver mais feiras como essa, para mostrarmos todo nosso trabalho”, reforça.

De acordo com ele, atualmente, o trabalho de agricultor exige técnica e esforço. “Como dizemos, todo dia é uma batalha. Ser agricultor nos dias de hoje nos exige ser quase um profissional, porque além de produtores, temos que ser administradores, para que possamos gerir e controlar nossos negócios”, ressalta Lírio, que produz alimentos na linha de panificados.

Para o agricultor Valdir, o evento traz visibilidade à sua produção. “Na exposição, podemos mostrar à sociedade nossos produtos, que incluem massas caseiras, frutas, gados de leite e mandioca. Com o projeto feito pelo Governo Municipal, Estadual e Federal, cerca de 30% da merenda escolar é diretamente comprada dos produtores e isso nos ajuda muito a crescer. Em relação à agricultura familiar, não temos horário para trabalhar, mas com a cooperativa, nos mantemos unidos e nos incentivamos para continuar e assim, sustentamos nossas famílias”, conta ao LÊ NOTÍCIAS.

Além de agricultores, as autoridades municipais e regionais marcaram presença. O prefeito Lírio Dagort de Xaxim e o vice-prefeito Adriano Bortolanza discursaram na solenidade de abertura.

Para o vice Adriano Bortolanza, a Feira da Novilha e Gado Leiteiro é uma marca permanente a cada dois anos. "Após a tradição de feiras ser interrompida no município, estamos com coragem e felizes pela resposta dos produtores rurais, que nos deram confiança e a alegria de marcar presença nessa Feira, que é de todos”, lembrou Bortolanza.

Também, estiveram presentes o prefeito de Chapecó Luciano Buligon, prefeito de Campos Novos, Silvio Zancanaro, prefeito de Marema Adilson Barella, prefeito de Lajeado Grande Noeli Dal Magro, prefeito de Xanxerê Avelino Menegolla, prefeito de Faxinal dos Guedes Gilberto Lazzari e o prefeito de Ponte Serrada Alceu Wrubel, mostrando o respeito e parceria pela municipalidade.

Lírio Dagort frisou que a alegria volta para Xaxim com a força de uma gestão forte, coesa, transparente e eficiente na Administração Pública. "Estamos muito contentes pela grande participação dos produtores e empresários de toda a região. A organização da equipe da Prefeitura foi importantíssima para apresentar os melhores resultados. Issose chama responsabilidade", destacou o Chefe do Executivo de Xaxim.

O secretário de Administração Geverson Giacomelli apresentou sua mensagem de agradecimento, em nome de toda a equipe de organização da Feira, que foi capaz de fazer, nos mínimos detalhes, para que tudo desse certo.

Ainda, o presidente do PSD de Santa Catarina e deputado estadual Gelson Merisio, falou dos desafios e da coragem de realizar o evento com firmeza de confiança. "A lógica nesse momento de completa dúvida, de que a economia possa dar uma resposta firme aos agricultores e ao empresariado desse ou de outros setores, é de desencorajamento. Todavia, Xaxim oferece o exemplo contrário de acreditar, investir e arregaçar as mangas. Coragem é para os grandes homens e o município tem dado essa demonstração de firmeza e calor, com a economia e com ações realizadas pela Administração Municipal como um todo. Tudo soma para que a combinação seja esse resultado tão bonito", finalizou o deputado.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro