Lê Notícias - - Xaxim e a Cultura!
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Xaxim e a Cultura!

Por: Júnior Chisté
23/02/2018 12:02

Quando o assunto é Cultura no município de Xaxim é algo completamente delicado de se falar.

Nosso município pode ser rico ou ao mesmo tempo muito, muito pobre.

Temos aqui escritores, músicos, dançarinos e tantos outros artistas fabulosos e tão poucos reconhecidos principalmente por nossos, digamos representantes de ontem, de hoje, e quem sabe do amanhã.

E virá sempre aquela velha frase "santo de casa não faz milagres".

Xaxim não tem sequer uma banca de jornais, revistas e livros. Tinha!

Dificilmente se vê um jovem lendo um livro em nossa bonita praça, por exemplo.

Tem hábito mais eficaz no complemento de um caráter do que a leitura e poucos pais desde os primeiros anos de vida de seus filhos instigam tão pouco isso?

A frase atribuída a Mário Quintana, mas que na verdade é de Caio Graco "livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são a pessoas. Os livros mudam as pessoas". É ao mesmo tempo de uma dicotomia e também de uma concordância absoluta.

Ontem pela manhã tive o privilégio de receber a visita sempre gentil e inteligente de nosso maior poeta, de nosso Carlos Drummond de Andrade, o sempre jovial Darci Lopes da Silva.

O querido Darci devorou meu livro "Porque sabemos o que sabemos e não fazemos" em apenas dois ou três dias e fez versos, poesia, para sintetizar o que foi sua opinião sobre minhas escritas.

Conversar com alguém no auge dos seus 81 anos, com tal inteligência, com tamanha cultura, em uma manhã de temperatura agradabilíssima é sentir a vida em todas as suas versões.

Como Xaxim precisa mais de Darci´s.

Xaxim precisa de mais pessoas de cultura e de menos arrogância.

Ricos são aqueles que sabem empunhar um livro, observar o voo de um pássaro, o cheiro da relva...

Pobres são aqueles que apesar de monetariamente estarem abastados, não saberem que foi Fernando Pessoa, José Alencar e se Romeu e Julieta foi escrito por Shakespeare ou Chino Anysio.

Prefiro meus olhos, meu olfato, meus sentimentos...

Há quem vive pensando viver bem, há porém aqueles que vivem sem pesar que vivem bem, pois esses, como diriam Zeca Pagodinho "deixa que a vida os leve..."


 Prefeitura de São José - PI 14524
Câmara Floripa - PI 14488
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro