Close Menu

Busque por Palavra Chave

ONG Salva emite nota e explica motivo da mudança de sede da entidade

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/02/2018 18:41
ONG estava com a sede no antigo Complexo Esportivo Botafogo, no bairro Flor (Foto: ONG Salva) ONG estava com a sede no antigo Complexo Esportivo Botafogo, no bairro Flor (Foto: ONG Salva)

A ONG Salva, vem por meio desta nota, informar a comunidade Xaxinense e amigos da causa, sobre suas atividades e atuais situações dos espaços cedidos pelo poder público.

A Associação sem fins lucrativos Salva Cultura & Arte, desenvolve atividades sócio culturais no munícipio de Xaxim há 7 anos, atendendo até hoje mais de 4 mil crianças e adolescentes em diversas ações.
A cada ano a Salva procura aperfeiçoar e ampliar seu plano de ação, o que começou com pequenos cursos como: teatro, fotografia, desenho e gaita de boca, transformou-se hoje em oficinas, intervenções culturais, apresentações, aulas transformadoras e eventos culturais.
Nesta busca por melhorias constantes, surgiu a ideia de ocupar um espaço público sem uso na cidade e torna-lo sede e área para atividades da ONG. Em 2015, aconteceu então a cedência do antigo complexo esportivo Botafogo, localizado no Bairro Flor, espaço público e abandonado a mais de 20 anos. Logo no início, sem recursos, mas com ajuda de muitos voluntários, a transformação do espaço aconteceu, passo-a-passo, sendo revitalizado a cada mutirão realizado.
Ao longo do primeiro ano, muitos planos e ações foram feitos e todas as atividades estavam focadas em renovar o espaço para atender da melhor forma o maior número de pessoas possível.
Com o contrato de cedência de apenas um ano, encerrando em 2016. A diretoria buscou negociação de mais tempo, foi muito bem recebida e parabenizada pelas atividades, sendo assim convidada a permanecer no local até que algumas questões burocráticas fossem resolvidas e um novo contrato pudesse ser feito. Até a última atividade no local, em agosto de 2017, a Salva manteve o espaço conservado, sempre dentro do alcance de seus recursos.
Após várias negociações, a diretoria foi informada que a administração municipal tinha outros planos para o terreno, que o mesmo poderia deixar de ser espaço público e a Salva infelizmente não poderia permanecer no local.
Considerando o tempo e energia empenhados em negociações e discussões políticas, a Salva optou por evitar uma possível pausa nas atividades, sugerindo então a mudança para algum outro espaço, que estivesse sem uso, mas pronto para ser ocupado por um longo tempo.

Foi assim que surgiu a opção de ocupar o Eco Parque Eduval Ogliari (Sol Nascente), espaço ideal para as ações, com sala e banheiros acessíveis, grande área verde e área para atividades externas, que apenas necessita de melhores cuidados e conservação. O que possibilita, desta forma, o direcionamento do foco da Salva novamente para os planos e ações de desenvolvimento sociocultural.
Em resumo, a Salva não concorda que um espaço público e de laser, como o Botafogo, seja utilizado para outros fins e apoia a comunidade nesta luta. A Salva sempre é grata por todo e qualquer apoio recebido em toda sua jornada e busca sempre manter-se em constante ação.
A partir de 2018, todas as ações devem acontecer na nova sede, Eco Parque Sol Nascente, em intervenções na rede de ensino ou em intervenções culturais em toda cidade de Xaxim.
A Salva difunde e incentiva a cultura de paz na nossa cidade e acredita no poder de transformação do ser humano, através do contato com cultura e arte.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro