O Corpo de Bombeiros de Xaxim foi acionado por volta das 20h deste domingo (25) para atender a uma ocorrência de suspeita de vazamento de amônia no Frigorífico Aurora, em Xaxim.
Ao chegarem ao local, os militares conversaram com os vigilantes da Aurora Alimentos, que informaram que os técnicos da empresa foram acionados e estão se mobilizando para ir até o local.
Segundo informações de populares, desde às 18h deste domingo (25) era possível sentir um forte cheiro de amônia na avenida Plínio Arlindo De Nês, próximo ao frigorífico.
A reportagem do LÊ NOTÍCIAS conversou com os bombeiros, que informaram que há suspeita e que novas informações serão repassadas em breve.
AMÔNIA
Segundo o professor Sérgio Yoshio, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Farmácia, Bioquímica e Química, a amônia tem um cheiro característico e é irritante quando inalada. “Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores. A amônia tem fórmula NH3 e é um gás muito tóxico”, disse o professor. O contato e a exposição ao produto químico pode levar até a morte.
Ele explicou também que a amônia é um gás usado na tubulação do freezer industrial, diferente do freezer doméstico que usa o CFC, que não é tóxico. A amônia causa um resfriamento mais eficiente.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro