Lê Notícias - Região - Apicultores reforçam alimentação de abelhas...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Apicultores reforçam alimentação de abelhas no inverno para garantir sobrevivência

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/08/2025 10:29
Epagri A alimentação de invermo garante que as abelhas sobrevivam e se mantenham fortes durante os meses frios A alimentação de invermo garante que as abelhas sobrevivam e se mantenham fortes durante os meses frios

Com a queda das temperaturas, os apicultores precisam redobrar os cuidados com as colmeias. No inverno, a escassez de flores reduz drasticamente a oferta de néctar e pólen, tornando fundamental a alimentação suplementar das abelhas para garantir a sobrevivência das colônias e a manutenção da saúde do enxame até a primavera.

O chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, Rodrigo Durieux Cunha, explica que durante os meses frios, as abelhas reduzem sua atividade e se agrupam no interior das caixas para conservar o calor. “Com temperaturas baixas, as abelhas saem menos das colmeias e há menos alimentos disponíveis no ambiente para elas, dependendo assim dos estoques deixados no outono, que quando é insuficiente, dependem da alimentação fornecida pelo apicultor”, diz ele.

De acordo com Rodrigo, a alimentação de inverno é uma estratégia de manejo fundamental. “Ela garante que as abelhas sobrevivam e se mantenham fortes durante os meses frios. Se as abelhas não tiverem alimento suficiente na colmeia após a colheita, é preciso repor essa reserva com alimentação artificial. Por isso deve-se verificar o estoque de pólen e mel. Se o estoque de pólen foi baixo, deve-se iniciar a alimentação proteica; no caso de escassez de mel, é necessário fornecer alimento energético”, diz ele.

Rodrigo dá dicas de suplementação energética e proteica para as abelhas, para substituir o néctar e o pólen das flores e oferecer o alimento necessário para manter a sobrevivência da colônia. O alimento é fornecido diretamente dentro das colmeias, em alimentadores internos ou recipientes próprios, de forma controlada. Lembrando sempre que o melhor e mais econômico alimento para as abelhas são o néctar e o pólen fornecidos pelas flores.

Confira algumas receitas de alimentação para as abelhas no inverno:

Alimentação protéica – para suprir a falta de pólen

FORMULA RAÇÃO PROTÉICA – EPAGRI

  • 5 kg de açúcar cristal moído ou açúcar refinado
  • 4 kg de proteína de soja texturizada fina e sem corante
  • 1 kg de levedura inativada de cerveja ou cana de açúcar
  • 5 ml de extrato de própolis por Kg de alimento
  • Mel ou xarope grosso até dar o ponto de pasta mole

Ou

  • 5 kg de açúcar cristal moído ou açúcar refinado
  • 2,5 kg de proteína de soja
  • 2,5 kg de levedura inativada de cerveja ou cana
  • 5 ml de extrato de própolis para cada 1 kg de pasta pronta
  • Mel ou xarope grosso até dar o ponto de pasta mole

FÓRMULA (ROBSON RAAD) PARA A FABRICAÇÃO DE 5 KG DE BIFE DE PROTEÍNA

  • 750 g de proteína de soja
  • 750 g de levedura de cerveja
  • 1,425 g mel ou gludex (açúcar invertido líquido)
  • 1,650 g de açúcar
  • 250 ml de óleo de girassol
  • 50 g de aminomix (Haras)
  • 25 ml de extrato de própolis
  • 100 g de sal
  • água (o necessário até ficar no ponto de pasta)

Modo de preparo e fornecimento:

  • Misturar bem os ingredientes secos, em seguida adicionar os ingredientes úmidos aos poucos e mexer até formar uma pasta mole porém que não escorra entre os dedos;
  • Separar em porções em forma de bife de 150 a 400 gramas, dependo do tamanho das colônias que serão alimentadas a cada 15 dias;
  • Os bifes que não serão utilizados imediatamente poderão ser envoltos em plástico e armazenados no freezer.
  • Obs. Pode-se substituir a levedura de cerveja por proteína de soja, porém a ração perderá um pouco em qualidade.
  • O bife de proteína deve ser colocado sobre os quadros de cria. Ali se encontram as abelhas nutrizes que são as que fazem melhor aproveitamento dos suplementos.

Alimentação Energética – para suprir a falta de mel

FÓRMULA DE XAROPE PARA MANUTENÇÃO

  • 5 kg de açúcar
  • 2 litros de água
  • 300 ml de suco de limão sem sementes
  • 5 ml de extrato de própolis para cada litro de xarope pronto

Modo de preparo

Misturar o açúcar com água, aquecer até começar a levantar a fervura, desligar o fogo e adicionar o suco de limão e a própolis.

Observação: Em substituição ao xarope de açúcar pode ser utilizado o açúcar VHP. O açúcar VHP é mais prático para ser fornecido, pois não precisa diluir, e tem mostrado ótimos resultados, exceto em colmeias fracas ou novas, com menos de 4 quadros cobertos com abelhas.

Fornecimento

Faltando mel, fornecer 2 litros de xarope a cada 7 dias ou de 2 a 6 kg de açúcar VHP, quantidade suficiente para um período de 15 a 40 dias

“TIJOLINHO” DE AÇÚCAR

  • Açúcar fino (quanto mais fino é melhor, moer numa forrageira até virar pó. Se não conseguir moer, use açúcar refinado mesmo).
  • Adicionar ao açúcar:
  • 2% de amido de milho em relação ao peso do açúcar
  • 0,5% de sal fino
  • Água não clorada
  • Mel para melhor aceitação

Modo de preparo:

  • Misture bem os ingredientes secos, adicione água misturada com o mel, mexendo bem, até o ponto de massa, sem desmanchar.
  • Faça blocos de mais ou menos 800 g e coloque em pacotes de papel, usando um pacote por colmeia, no alimentador de teto. Fure o pacote para dar acesso às abelhas. Monitore as colmeias a cada 15 a 20 dias para avaliar o consumo, e se necessário repetir.
  • Essa receita é para ser utilizada em enxames fracos e para formação de núcleos

Consumo médio por colmeia com alta produtividade

  • 1 a 1,5 Kg de proteína de soja e/ou levedura de cerveja ao ano
  • 8 a 10 Kg de açúcar cristal, açúcar VHP ou glucomel (frutose de cana de açúcar) ao ano.

*Observar cuidados na apicultura orgânica

Nesta época, lembrar também de fazer a termorregulação, através da instalação do alvado invertido, entretampa ou poncho, e também fazer o diagnóstico da infestação de varroa no final do inverno e se necessário controlar.


Outras Notícias
Prefeitura de Chapecó - PI 654.20
Prefeitura de Palhoça - PI 27464
Prefeitura de São José - PI 17601

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro