Municípios catarinenses estão recebendo desde o início do mês de janeiro, o serviço de mapeamento das áreas de risco. Nesta segunda-feira (26), técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) estiveram em campo para coletar dados para o trabalho de prevenção em Xaxim. O serviço foi contratado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil por meio de um convênio com a Companhia.
A equipe de técnicos da CPRM, que é composta pelo geólogo Lenilson José Souza de Queiroz e pela geógrafa Patrícia Simões, foi acompanhada pelo coordenador Municipal da Defesa Civil, Nadir Chiodi e pelo secretário Municipal da Administração, Geverson Giacomelli. O serviço produzido pelos profissionais resultará no mapeamento completo tanto para setorização de risco quanto para a suscetibilidade a movimento de massa e inundação.
Conforme o coordenador Chiodi, “o mapeamento é uma ferramenta muito importante para a segurança da população. Ele facilita e muito a gestão do desastre e também serve como base para nosso município planejar o crescimento de forma preventiva e diminuir os riscos de desastres naturais. O mapeamento também nos dá suporte para elaborar o plano municipal de contingência”, frisou.
A chefe da Divisão de Geologia Aplicada da CPRM, Sandra Fernandes da Silva, diz que o mapeamento vai caracterizar o comportamento do Estado frente ao perigo. “Facilita muito a gestão do desastre. O gestor público vai saber exatamente as regiões que deve evitar no município para não perder vidas e materiais”, explica.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro