Close Menu

Busque por Palavra Chave

Em solenidade prestigiada, tenente Zuanazzi assume comando da Polícia Militar de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/03/2018 20:01 - Atualizado em 01/03/2018 20:12
Tenente Thiago Zuanazzi durante juramento como comandante da Polícia Militar de Xaxim (Foto: Axe Schettini/LÊ) Tenente Thiago Zuanazzi durante juramento como comandante da Polícia Militar de Xaxim (Foto: Axe Schettini/LÊ)

Por Axe Schettini

Com a presença do comandante da 4ª Região de Polícia Militar, coronel Clóvis Lopes Colpani e do comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, o município de Xaxim recebeu o novo comandante do 5º Pelotão da 4ª Companhia da Polícia Militar, 2º tenente Thiago Zuanazzi, que já esteve na carreira do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal.

Durante a solenidade que iniciou por volta das 18h desta quinta-feira (1º) na Câmara de Vereadores e que contou com o protocolo do ex-comandante da PM de Xaxim, capitão Jefferson Cavalheiro - que deixou a Comarca de Xaxim em agosto de 2016, também ocorreu a entrega de novos equipamentos para a Polícia Militar local, em uma iniciativa do Ministério Público e que teve o aval do Poder Judiciário.

INVESTIMENTOS

Ainda no início do mês de fevereiro, o promotor de Justiça Diego Barbiero solicitou à juíza de Direito da Comarca de Xaxim, Vanessa Hauphental, que esteve presente no ato, a concessão de recursos no valor de R$ 37.944,85, do Fundo de Transações Penais, para a aquisição de três carabinas CCT, calibre .40, um kit completo de etilômetro, 10 câmeras GoPro Hero 5 e 10 cartões de memória de 32GB, que irão otimizar o trabalho ostensivo dos policiais militares da comarca.

As carabinas já estão sendo utilizadas pela Polícia Militar na Operação Ferrolho, que combate a migração de criminosos do Rio de Janeiro, Estado que está sob intervenção do Exército.

Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, o promotor de Justiça Diego Barbiero, explicou o objetivo do recurso e também disse que ele já foi destinado outras a instituições como a Apae, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Corpo de Bombeiros e ONG Salva.“Os recursos para aquisição dos equipamentos vêm do fundo de transações penais da Comarca de Xaxim. Esse fundo é formado pelos ‘acordos de não persecução’, firmados pelo Ministério Público com as pessoas que cometem infrações leves [pena máxima inferior a 2 anos] e são primárias. Em linhas simples, a pessoa concorda em pagar determinado valor [variável de acordo com a condição financeira e a natureza do crime praticado] para não ser processada. Esse benefício pode ser concedido 1 vez a cada 5 anos, e é por meio dos recursos advindos desses acordos que os equipamentos foram adquiridos. Muito embora fosse dever do Estado prestar essa assistência, não podemos fechar os olhos às dificuldades operacionais dos nossos policiais militares. Quanto aos equipamentos em si, as câmeras pessoais e o novo bafômetro, facilitarão a comprovação de delitos que causam muita intranquilidade, como as rotineiras perturbações com som alto e a condução sob influência de álcool. Já as carabinas táticas possibilitarão um maior poder de confronto no caso de um indesejado embate com grupos armados”, disse Barbiero.

BOAS-VINDAS

Após a solenidade de posse do novo comando, o vice-prefeito de Xaxim, Adriano Bortolanza, que representou o prefeito Lírio Dagort, deu boas-vindas ao tenente Zuanazzi e colocou a Prefeitura de Xaxim à disposição da Polícia Militar. “Aproveito essa solenidade para anunciar que a partir do dia 29 deste mês iniciarão as instalações das câmeras de videomonitoramento em Xaxim, que irão auxiliar o trabalho da PM e irá dar mais segurança ao povo xaxinense. Ao tenente Zuanazzi, conte conosco sempre que necessário. Estamos felizes e lisonjeados com você no comando da Polícia Militar de Xaxim”, disse Bortolanza

Falando em nome do Comando da Polícia Militar, o tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, de Chapecó, parabenizou Zuanazzi pela posse e colocou o 2º Batalhão de Polícia Militar à disposição quando necessário. “Quero parabenizar a Polícia Militar de Santa Catarina que foi intitulada como a melhor polícia do Brasil, isso é mérito de todos vocês [policiais militares no plenário]. Também aproveito para cumprimentar o trabalho do sargento Mozena, que durante um ano e seis meses comandou a Polícia Militar de Xaxim. Ainda, agradeço o empenho do Ministério Público na aquisição dos equipamentos e agradeço a importante presença da juíza Vanessa Hauphental, que mostra a atenção do Judiciário na Comarca de Xaxim. Ao tenente Zuanazzi, tenho certeza que fará um excelente trabalho no comando aqui de Xaxim”, completou.

PRESTÍGIO

Além de um grande número de policiais militares, a solenidade contou com a presença do prefeito de Marema e presidente da Amai, Adilson Barella; do delegado de Polícia Civil, Adilson Bressan; do secretário-executivo da ADR de Xanxerê, Miri Gasparini; do vice-prefeito de Xanxerê, Ivan Marques; do presidente do Sintrac, Pedro Kalinoski; da presidente do Lions Club de Xaxim, Ana Cláudia Treméa; do coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri; vereadores, membros da Administração Municipal e empresários.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Fiesc Setembro
Zagonel
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro