Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

TROCA DE COMANDO

Tenente Kehl já está à frente da Companhia de Bombeiros Militar de Xaxim

Após retorno das Olimpíadas, o antigo comandante foi transferido para Xanxerê
Por: Janquieli Ceruti
30/09/2016 11:15 - Atualizado em 30/09/2016 16:10
Kehl (à esquerda) e Alan trabalham em sintonia para benefício de Xaxim e Xanxerê Kehl (à esquerda) e Alan trabalham em sintonia para benefício de Xaxim e Xanxerê

O comando da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Xaxim conta com novo nome desde o fim de julho. Vindo da 2ª Companhia de São Lourenço do Oeste, o 1º tenente Rangel Kehl iniciou as atividades no município há cerca de dois meses, após a ida do então comandante, o tenente Alan Delei Cielusinsky, ao Rio de Janeiro, para atuar nas Olimpíadas. No retorno, o tenente Alan, que ficou em Xaxim por cerca de um ano e meio, foi transferido para 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Xanxerê, onde encara desafio ainda maior. A posse oficial do tenente Kehl não tem data definida, pois depende da agenda do comandante-geral do Batalhão xanxerense, major Walter Parizotto, que está de viagem em Bogotá, na Colômbia, num evento internacional de preparação para desastres. A expectativa, porém, é de que ela aconteça na segunda semana de outubro.

Kehl, que vive o segundo comando de sua trajetória, destaca que havia colocado o nome à disposição para comandar Xaxim e que de pronto aceitou o convite. Entre os maiores desafios do trabalho em Xaxim está a construção do novo quartel, que há anos vem sendo uma necessidade. Para isso, a Companhia aguarda a doação de um terreno, preferencialmente, próximo à rodovia. Kehl conta que ainda não sentou-se com o prefeito Idacir Orso, mas que já se reuniu com os três candidatos a prefeito de Xaxim, onde expôs a demanda, que foi bem recebida por eles, que prometeram não medir esforços para que a meta torne-se realidade. “Precisamos que seja nas proximidades da rodovia por conta da grande quantidade de acidentes de trânsito que ocorrem no trecho entre Xaxim e Xanxerê, e também pelo crescimento da cidade para aquele lado, com o surgimento de novos loteamentos”.

Conforme o novo comandante, o quartel de Xaxim ficou pequeno para a atual demanda da cidade e a falta de espaço compromete a ampliação. “Por mais que façamos reformas na sede administrativa, precisamos de um terreno maior para que possamos pensar em adquirir mais um caminhão no futuro, para não ficarmos dependentes apenas de uma viatura dessa natureza. Além do mais, o terreno é pequeno até mesmo para manobrar as viaturas, sem contar no espaço físico em geral”.

Na parte operacional, a demanda de acidentes na BR-282 e o alto índice de incêndios, diante do tamanho da população, são, além das prevenções e vistorias, os maiores focos de trabalho dos bombeiros e do novo comandante. O antigo tenente encontrou-se com Kehl na tarde de ontem (29) justamente para, além de dar-lhe as boas-vindas, definir possíveis datas para a formalização da mudança e posteriormente apresentá-las ao comando de Xanxerê. Alan vê com bons olhos a experiência que viveu em Xaxim. “Foi meu primeiro comando isolado, um momento muito importante enquanto oficial, que tendo a comandar unidades cada vez maiores. Comandar Xaxim foi muito bom, pois o efetivo é também muito unido e eficiente. Xaxim não é uma unidade que atende tantas ocorrências, mas atende ocorrências consideráveis, principalmente na BR-282. Assim, sentimos a relevância do bombeiro nesta região, o que nos motiva bastante. Com os recursos que tínhamos, trabalhei no projeto da reforma do quartel – que passou para as mãos do Kehl; e na aquisição da nova ambulância; além de outras melhorias no quartel. Agora em Xanxerê, o trabalho continua e estou disposto a servir e aprender ainda mais”, finaliza Alan.

TRAJETÓRIA

O 1º tenente Rangel Kehl ingressou no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina como soldado em 2004, após escola de formação de praças em Chapecó, e ficou no posto até 2010, quando passou no concurso para oficial e ficou por dois anos em Florianópolis no curso de formação.

Kehl, que é também bacharel em Direito, com especialização em Direito Ambiental, retornou em 2012 para Chapecó, onde ficou por seis meses numa espécie de estágio, e depois assumiu o comando da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste. Naquela cidade, ele permaneceu até julho deste ano, quando mudou-se para Xaxim.


Foto: Janquieli Ceruti/LÊ


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro