Close Menu

Busque por Palavra Chave

Xaxinense homenageia irmão com a Gibiteca Silmar Geremia em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/03/2018 22:21 - Atualizado em 04/03/2018 22:31
Sid Geremia inaugura nesta segunda-feira (05) a primeira gibiteca de Chapecó (Foto: Prefeitura de Chapecó) Sid Geremia inaugura nesta segunda-feira (05) a primeira gibiteca de Chapecó (Foto: Prefeitura de Chapecó)

Por Vitória Schettini

Com o objetivo de homenagear o irmão, que faleceu em 2017, o músico e professor de Desenho da Escola de Artes de Chapecó, Sidimar Geremia, teve a iniciativa de criar, junto ao seu local de trabalho, a primeira Gibiteca pública de Chapecó. Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, Sid, como é conhecido, conta sobre o projeto, que será novidade na Capital do Oeste a partir desta segunda-feira (05). Sid relata que sempre utilizou as histórias em quadrinhos como forte referencial nos cursos de Desenho e Expressão Visual, ainda quando a Escola de Artes estava investindo gradativamente em um acervo próprio, no entanto, ainda não contava com um acervo expressivo. “O falecimento do meu irmão Silmar deixou, além das grandes influências na vida de muita gente, da saudade e da dor da perda, uma enorme quantidade de gibis que ele juntou ao longo dos anos, especialmente no gênero de super-herói, que era o seu preferido. A Gibiteca Silmar Geremia surge como uma forma de homenagear o grande homem que ele foi e, ao mesmo tempo, compartilhar com a comunidade de Chapecó e região a paixão que ele tinha pela arte e pela linguagem dos quadrinhos”, explica.

Sid Gemeria conta que lembra do primeiro contato que ele e seu irmão tiveram com os gibis, quando compraram a edição 51 de “O Incrível Hulk”, datado de 1987. “Nós tínhamos 8 ou 9 anos e, com muito esforço, conquistamos nosso primeiro gibi.

Ficamos maravilhados com os desenhos do gigante verde no traço clássico de Sal Buscema e passamos horas tentando copiar essas ilustrações. De lá para cá, o Silmar continuou com o entusiasmo pelo colecionismo, que incluía também livros e videogames, seguiu profissionalmente na área da tecnologia, e eu acabei ingressando na Faculdade de Artes Plásticas, tornando-me professor em seguida”, frisa Geremia.

Nas palavras de Sidimar, a paixão que o irmão tinha pelas artes também se refletia em seu “Scicast”, um programa de rádio na internet, considerado o podcast de divulgação científica mais importante do Brasil. Dentre as mais de mil peças da Gibiteca, há histórias de séries como a “Marvels”, ilustrada em aquarela pelo artista norte-americano Alex Ross. Além disso, há originais de Frank Miller, como “300 de Esparta” e “Batman, o Cavaleiro das Trevas”, que ambos deram origem às versões cinematográficas. No entanto, os títulos mais expressivos são dos super-heróis Hulk e Homem Aranha, com mais de 100 revistas cada.

GIBITECA SILMAR GEREMIA

A inauguração da “Gibiteca Silmar Geremia” acontece nesta segunda-feira (05), às 19h30, no local anexo à Biblioteca da Escola de Artes, no Centro de Chapecó, contando com a presença da família, alunos, professores e fãs de histórias em quadrinhos, além de autoridades e convidados especiais. Além disso, será realizada uma homenagem a Silmar Geremia, haverá um bate-papo sobre as peculiaridades dos quadrinhos e por fim, a apreciação do acervo, que contará com mais de mil exemplares da coleção particular de Silmar.

Segundo Sidimar, o acervo ainda não estará disponível para empréstimo ao público externo, já que antes disso, ele terá de ser totalmente catalogado. Enquanto isso, o público poderá consultar, ler e apreciar à vontade o material no espaço da Escola de Artes. A Gibiteca funcionará de segunda à quinta-feira, entre 8h e 12h e das 13h30 às 21h30. Na sexta-feira, o horário é diferenciado, das 8h às 12h e à tarde, entre 13h30 e 18h30.

BIOGRAFIA

Silmar Adriano Geremia nasceu em 05 de novembro de 1976, em Xaxim, sendo o primeiro filho do casal de agricultores Aniceto e Matilde Geremia. Cursou o primeiro grau na EEB Custódio de Campos e o ensino médio no EEB Neusa Massolini. A graduação a e pós-graduação foram cursados na Faculdade Exponencial em Chapecó.

Silmar iniciou a vida profissional em Xaxim como professor de informática, diagramador e técnico de informática, além de outras atividades. Porém, a busca por oportunidades o levaram até Chapecó, onde firmou residência há mais de 20 anos, formou família e seguiu na área da tecnologia. Em 2005, ingressou no serviço público, como TI no Ministério Público de Santa Catarina.

Na rede mundial de computadores, deu início a vários projetos de grande importância, tanto na literatura, como no entretenimento e divulgação científica. Escreveu artigos para o site de videogames “Meio Bit”, onde conheceu e se inseriu na cultura nerd.Em 2012, disponibilizou de forma online seu projeto 365 contos, no qual a cada dia do ano ele escrevia um conto. Teve também, neste período, sua primeira experiência com podcasts intitulada “5 minutos na estrada”.

Em 2013, teve início o SCICAST (do inglês Science: ciência e Cast: da mídia podcast, uma espécie de programa de rádio na internet), considerado o principal podcast de divulgação científica do Brasil, o qual continua até hoje, pelas mãos dos muitos amigos que fez pela internet. A ideia, que continua viva, era levar o conhecimento científico de forma divertida.

De acordo com o irmão, Silmar sempre foi um grande admirador da arte, em especial pela linguagem jovem das histórias em quadrinhos e, ao longo dos anos, foi acumulando uma volumosa coleção de exemplares, os quais estarão disponibilizados na gibiteca que o homenageia, em Chapecó. Silmar Adriano Geremia faleceu em 28 de agosto de 2017.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro