Close Menu

Busque por Palavra Chave

Eletrometalmecânica mostra inovações em produtos e serviços desta terça até sexta em Chapecó

Congresso, Arena de Robótica e rodada de negócios integram programação
Por: LÊ NOTÍCIAS
05/03/2018 18:17
Feira abre às 14h desta terça-feira (06), no pavilhão 4 da Efapi (Foto: Extracomunica) Feira abre às 14h desta terça-feira (06), no pavilhão 4 da Efapi (Foto: Extracomunica)

Um dos setores da economia regional que possui maior expressividade tem a partir desta terça-feira, 6 de março, a primeira feira de negócios do ano em Chapecó. Às 14h abre no pavilhão 4 do Parque de Exposições Tancredo Neves a Eletrometalmecânica 2018, que irá até sexta-feira, numa iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec). A Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Eletrometalmecânica mostrará inovações em produtos e serviços, através de 120 empresas expositoras de renome nacional, de palestras técnicas e da Arena de Robótica, além de apresentar na programação uma rodada de negócios.

Com organização da Messe Brasil, a feira tem o patrocínio do Badesc e da Caixa Econômica Federal, que terão no evento estandes para atendimento. Os apoiadores são a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), Associação Empresarial Eletro, Metal e Mecânica do Oeste de Santa Catarina, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Universidade do Oeste/Campus Chapecó e Prefeitura Municipal de Chapecó.

O presidente do Simec, Adilson Campos, destaca que “o evento é uma rica oportunidade para que as empresas do setor acompanhem a mais moderna tecnologia e promovam atualização em termos de processos”. Nesse sentido, o dirigente destaca a importância dos empresários do segmento acompanharem a feira e liberarem seus funcionários para estarem presentes, num evento aqui realizado nos mesmos patamares de outras iniciativas que ocorrem nos grandes centros, especialmente São Paulo.

Já o coordenador geral da mostra, Orly Bernardes, assinala a variedade de máquinas e equipamentos que terão apresentação, juntamente com a atualização por meio de palestras. Lembra que serão discutidos temas pertinentes para o momento do setor eletrometalmecânico, como indústria 4.0, inovação e automação, propriedade intelectual, robótica e exportação. “A feira permite aos empresários da região o acesso facilitado às novas tecnologias e negociações para renovação dos parques fabris, concentradas em um único ambiente”, argumenta Orly.

Congresso promove o conhecimento

Associar o conhecimento aos negócios e à inovação é um dos objetivos da Eletrometalmecânica. Para tanto, o congresso técnico que integra a programação tem a parceria da Unoesc Chapecó e do Senai, com a temática “Eletrometalmecânica - Conhecimento e Network”. Para oportunizar aos expositores e visitantes um local de qualificação e atualização, além de ampliar a rede de relacionamento, haverá quatro palestras. Nesta terça-feira, às 19h, o tema será “Agir 4.0 - Como Aplicar Indústria 4.0 em sua Empresa” e na quarta-feira, no mesmo horário, a palestra será sobre “Inovação na Automação - IIoT + Indústria 4.0”. Já para quinta-feira, às 19h e às 19h40, estão programadas apresentações sobre “Inovação eficiente: a propriedade intelectual como ferramenta para inovar no setor metalmecânico” “Programa de Qualificação para Exportação/Peiex - Oportunidades para o setor metalmecânico”.

Ainda na programação, entre os dias 6 e 9 estará presente, no período vespertino, a Unidade Móvel Senai, com minipalestras, minicursos e demonstrações, com temas como CLP Avançado e Programação em Robótica Industrial.

Rodada foca em negócios

Para ampliar as relações de oferta e fornecimento de produtos e serviços durante a Eletrometalmecânica, acontece a Rodada de Negócios do Setor Eletrometalmecânico. Dentro da programação do evento, ocorre quarta-feira, dia 7.

A participação na rodada de negócios auxiliará as indústrias na identificação, captação de novos fornecedores, na possibilidade de contato direto com grandes empresas e em oportunidades de realização rápida de negócios. Além disso, proporcionará a troca de informações, o conhecimento quanto a novos produtos que otimizam tempo e recursos, fornecerá parcerias e intercâmbios em âmbito nacional e aumentará a competitividade dos negócios.

Na robótica, as perspectivas

Vivenciar a experiência prática e qualificar nas várias faces da robótica. Essa é uma das finalidades da Arena de Robótica, uma das novidades da Eletrometalmecânica. Além da exposição de máquinas, ferramentas, serviços e soluções para o mercado eletrometalmecânico, em ambiente propício para a realização de negócios, o público poderá experimentar, em único local, as perspectivas da robótica, do ambiente educacional até a robótica industrial presente na indústria 4.0.

Com a curadoria do Instituto Avançado de Robótica (IAR), serão evidenciadas inovações tecnológicas que integram conhecimento, automação, controle e tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura.

Credenciamento

A EletroMetalMecânica tem horário de visitação das 14h às 21h, com acesso gratuito, mas é necessário efetuar o credenciamento. Isso pode ser feito previamente no site www.eletrometalmecanica.com.br ou durante o evento na secretaria da feira.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro