Lê Notícias - Política - Entre olhares e memórias, mostra revela histórias...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Entre olhares e memórias, mostra revela histórias de acolhimento a migrantes em SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/10/2025 20:02
Daniel Conzi/Agência AL Deputado Marquito discursa durante a abertura da exposição, na noite desta terça-feira (07), no hall da Alesc Deputado Marquito discursa durante a abertura da exposição, na noite desta terça-feira (07), no hall da Alesc

Foi aberta na noite desta terça-feira (07) na Alesc a Exposição "Retratos da Hospitalidade: Entre Olhares e Memórias". A mostra, que prossegue até sexta-feira (10) na Galeria de Artes Ernesto Meyer Filho, no hall do Palácio Barriga Verde, celebra os 10 anos da Círculos de Hospitalidade, uma organização da sociedade civil que trabalha no acolhimento de migrantes e refugiados.

Segundo a presidente da organização, Bruna Kadletz, a Círculos de Hospitalidade desenvolve vários projetos em prol da proteção e da integração de migrantes internacionais e refugiados. Entre as ações, estão iniciativas voltadas à promoção dos direitos, regularização de documentos, aulas de português, inserção no mercado de trabalho, entre outras.

"Nossa atuação vai além disso. Trabalhamos na promoção da cultura da hospitalidade, que é central no trabalho que fazemos, principalmente nos dias de hoje, em que a gente nota um sentimento anti-imigração muito forte", acrescentou Bruna.

Uma das principais carências em Santa Catarina na área, segundo ela, é a falta de regulamentação da lei que instituiu há cinco anos a Política Estadual para a População Migrante (Lei 18.018/2020). "A falta dessa regulamentação cria diversas lacunas para que essas pessoas possam se integrar de forma decente, digna, para que possamos prevenir violação de direitos."

O deputado Marquito (Psol) participou da abertura da mostra, que contou, ainda, com apresentações artísticas. Para o parlamentar, o trabalho desenvolvido pela Círculos de Hospitalidade é importante para garantir aos migrantes o acolhimento adequado.

"É importante trazer essa população migrante para dentro da Alesc. São pessoas que migram não por vontade própria, muitas vezes são forçadas a deixar seus países por conflitos, guerra, questões climáticas, e precisam encontrar políticas públicas de acolhimento e de encaminhamento e garantia da cidadania", afirmou o deputado.

\Migrantes de vários países acompanharam a abertura da exposição, entre elas a venezuelana Reinyera Mujica, que está há oito anos em Santa Catarina e atualmente trabalha na Círculos de Hospitalidade. Ela disse que a organização foi muito importante para a sua integração à sociedade catarinense.

"Eu vim para cá com uma mala e muitos sonhos", conta. "Comecei do zero e felizmente contei com apoio da organização, que me orientou naquilo foi necessário. O Brasil tem sido muito bom, muito acolhedor."

Além de comemorar os 10 anos da organização, “Retratos de Hospitalidade” homenageia os participantes e parceiros dos projetos desenvolvidos pela entidade. São imagens que revelam o trabalho desenvolvido pela Círculos de Hospitalidade ao longo desses dez anos. As fotografias são de Celita Schneider, Bruna Kadletz e Brenda Francis.

A visitação é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta-feira, no hall da Alesc, das 7h às 19h. Grupos e escolas podem agendar visitas mediadas pelo e-mail [email protected].


Outras Notícias
ALESC - PI 14295
Prefeitura de Palhoça - PI 27065
Sindifisco setembro2025
Prefeitura de Chapecó - PI 4251

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro