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Evento reúne especialistas para fortalecer práticas pedagógicas inclusivas

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/10/2025 20:53 - Atualizado em 09/10/2025 20:54
Bruno Collaço/Agência AL O Seminário de Educação Inclusiva, promovido pela Assembleia Legislativa em Barra do Sul (SC) nesta quinta-feira (09), debateu a construção de uma escola democrática e acessível O Seminário de Educação Inclusiva, promovido pela Assembleia Legislativa em Barra do Sul (SC) nesta quinta-feira (09), debateu a construção de uma escola democrática e acessível

A construção de uma escola democrática, acessível e acolhedora pautou o debate do Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Parlamento catarinense nesta quinta-feira (09), em Barra do Sul, no Norte do Estado.

O evento, liderado pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Escola do Legislativo, reuniu cerca de 200 participantes, em sua maioria mulheres, no Salão Paroquial. A iniciativa integra uma série de encontros realizados em diferentes regiões de Santa Catarina, com o objetivo de discutir e propor políticas públicas efetivas voltadas à inclusão social e educacional das famílias atípicas.

De acordo com dados da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), o Estado possui aproximadamente 91,6 mil pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Proponente do seminário, o presidente da Comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), destacou em vídeo a importância do diálogo coletivo para o avanço das ações que assegurem equidade no ambiente escolar.

“A proposta é fortalecer práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e assegurem o direito à aprendizagem de todos os estudantes, especialmente daqueles com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades/superdotação”, pontuou o parlamentar.

Entre os palestrantes, a pedagoga Roselaine Pontes de Almeida defendeu que a escola deve se transformar, cada vez mais, em um espaço acolhedor e inclusivo. Em sua palestra “Metodologias Inclusivas: estratégias práticas para a sala de aula”, ressaltou que o desafio ainda é grande.

“Incluir é acolher e humanizar. A inclusão escolar vai muito além do atendimento às pessoas com deficiência”, afirmou.

A terapeuta ocupacional Nadya Cristina Sluminski abordou o tema “Integração Sensorial e Acomodações Sensoriais” e destacou a importância de preparar o ambiente escolar para reconhecer o perfil sensorial de cada criança.

“O professor precisa estar capacitado para identificar o perfil sensorial de uma criança atípica. Uma escola inclusiva envolve toda a comunidade nesse processo”, explicou.

Outro destaque foi a participação do pedagogo David Crimpim, que discutiu o tema “Inclusão e Políticas Públicas”, analisando as ações existentes e propondo melhorias e novas estratégias para a efetivação das políticas de inclusão.

Encerrando a programação, o autista e mestre em Educação Guilherme de Almeida Prazeres, presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas, apresentou a palestra “Ninguém será deixado para trás”. Ele defendeu o uso do Design Universal de Aprendizagem (DUA) como instrumento de inclusão.

“Essa abordagem beneficia todos os estudantes”, concluiu.


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