A Comissão de Educação e Cultura aprovou, na manhã desta quinta-feira (09), o Projeto de Lei (PL) 619/2025, de autoria do deputado Volnei Weber (MDB), que institui o Dia Estadual da Cachaça no calendário oficial de eventos de Santa Catarina.
De acordo com a proposta, fica instituído o Dia Estadual da Cachaça Catarinense, a ser celebrado anualmente em 08 de setembro.
O objetivo é reconhecer a cachaça como patrimônio histórico-cultural, valorizar os alambiques catarinenses, fomentar o turismo, incentivar boas práticas de produção e inovação, além de promover ações educativas sobre consumo responsável e sustentabilidade na cadeia produtiva da bebida.
TRADIÇÃO E RECONHECIMENTO NACIONAL
Santa Catarina detém tradição centenária na arte da destilação. O município de Luiz Alves integra rotas turísticas nacionais da cachaça, com alambiques abertos à visitação e reconhecidos por consumidores de todo o Brasil.
O projeto segue agora para debate na Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Os membros da comissão também aprovaram a solicitação da deputada Luciane Carminatti (PT) para a realização de uma audiência pública que discutirá o tema da violência nas escolas da rede pública estadual.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro