Lê Notícias - Política - Alesc promove reconstrução de aréolas para...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc promove reconstrução de aréolas para mulheres mastectomizadas

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/10/2025 12:28 - Atualizado em 14/10/2025 12:28
Fabrício Escandiuzzi Em parceria com o Projeto Traços do Bem, será oferecida a reconstrução e harmonização de aréolas gratuitamente Em parceria com o Projeto Traços do Bem, será oferecida a reconstrução e harmonização de aréolas gratuitamente

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio da Bancada Feminina, está promovendo ao longo do Outubro Rosa uma iniciativa especial voltada ao acolhimento e à valorização da autoestima de mulheres que venceram o câncer de mama. Trata-se de parceria com o Projeto Traços do Bem, que oferecerá gratuitamente a reconstrução e harmonização de aréolas para mulheres mastectomizadas.

O trabalho é realizado de forma voluntária pela colaboradora Tatiany Barão, lotada na Consultoria Legislativa. Formada em Técnico de Enfermagem, Estética e Administração — e atualmente estudante de Biomedicina —, Tatiany atua com micropigmentação paramédica, técnica semelhante à tatuagem em 3D que recria de forma realista a aparência da aréola.

“Quando conheci essa técnica, percebi o impacto que ela tem na autoestima das mulheres. Sempre quis atuar no voluntariado e encontrei nessa área uma forma concreta de contribuir”, afirma Tatiany.

INSCRIÇÕES E CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

A ação tem como objetivo beneficiar até 30 mulheres de todo o estado, que se enquadrem nos critérios médicos estabelecidos. As inscrições serão recebidas pela Bancada Feminina, responsável pela triagem e pelo encaminhamento dos casos para avaliação e agendamento do procedimento.

SOBRE O PROCEDIMENTO

A reconstrução é feita por meio de micropigmentação paramédica, com pigmentos específicos que redesenham a aréola e criam um efeito tridimensional. Embora não substitua completamente a estrutura original, o resultado é natural e contribui significativamente para a recuperação da autoimagem e da autoestima.

Cada caso passa por análise prévia (a partir de fotos enviadas pelas interessadas) e o procedimento só é realizado mediante liberação médica. Dependendo do organismo de cada mulher, pode haver necessidade de retoque após cerca de um ano.


Outras Notícias
Alesc - PI 5002

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro