Close Menu

Busque por Palavra Chave

XAXINENSE EM BOSTON

João Caneppele: campeão do Estado, do País e nos EUA

Por: Janquieli Ceruti
11/11/2016 14:23 - Atualizado em 18/11/2016 13:53
Orgulho de Xaxim, João Caneppele representou o Brasil em Boston (Fotos: Arquivo de João Caneppele) Orgulho de Xaxim, João Caneppele representou o Brasil em Boston (Fotos: Arquivo de João Caneppele)

Ele tem somente 19 anos, mas seu talento já o levou para muito mais longe do que a grande maioria dos jovens de sua idade. Natural de Itá, João Caneppele mora em Xaxim desde os oito anos e, incentivado pelo pai, seu Antônio, é membro destaque da Associação Xaxiense de Bocha (AXB). Desde 2013, João disputa campeonatos estaduais e, em 2014, disputou o primeiro brasileiro, dentro da modalidade de tiro rápido, onde sagrou-se campeão. Depois desta disputa, que aconteceu em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, outras de grande importância vieram. No ano passado, além dos estudais e brasileiros, veio a primeira convocação da Confederação Brasileira de Bocha e Bolão (CBBB). Ansioso, mas muito preparado, João arrumou as malas e foi a Marrocos representar o Brasil no Campeonato Mundial, na modalidade de Zerbin. Ele nos representou muito bem e conquistou o 8º lugar, a melhor posição desde que o País disputa a modalidade.

Grande em altura, mas muito mais em habilidade, este foi o ano de João. Em 2016, chegaram as maiores conquistas, mas por Videira, pois o atleta não obteve incentivo em Xaxim. Ele ficou campeão na categoria de duplas, onde foi convocado para a seleção do Estado. Mais uma vez, agora em Agrolândia, foi campeão juvenil por equipes; e escolhido como o melhor jogador juvenil do Estado. Como se tudo isso não bastasse, João também alcançou a melhor posição na categoria força máxima em trio, na cidade de Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul. A colocação o levou para o Campeonato Brasileiro, na modalidade juvenil, em Jaú/SP. E, mais uma vez, João mostrou o que sabe fazer de melhor. Na cidade, foi campeão brasileiro de juvenil por equipes; de tiro rápido por dupla; e vice-campeão no tiro rápido. Ainda neste ano, ao disputar por Xaxim, João ficou em segundo lugar na disputa pela Taça de Prata, em Pinheiro Preto, no Estado. Além da medalha, veio a vaga para disputar a Taça Ouro, em São Ludgero. Nesta, ele conquistou a terceira colocação e conquistou vaga para a Taça Ouro, em 2017.

JOÃO EM BOSTON

O ápice da carreira de João foi alcançado neste ano com a convocação para disputar o Campeonato Panamericano, de 25 a 31 de outubro, nos Estados Unidos. Em Boston, João, dois chapecoenses e um morador de Mallet, no Paraná, destacaram-se e sagraram-se campeões. A equipe, comandada pelo professor Silvenio, venceram o primeiro confronto contra os americanos. “Faltavam mais três disputas para o grande título. Nós jogamos cada partida como se fosse a última, a que decidiria, mas sempre com o pé no chão. O título veio e, além de sermos campeões, conhecemos a enorme e belíssima cidade de Boston. Em meu nome e de meu pai, agradeço a Associação que sempre me apoia a ir cada vez mais longe”, destaca o atleta.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro