Volnei Dervanoski, vereador eleito em Xaxim para a gestão 2017-2020, é engenheiro agrônomo formado há 16 anos e tem pós-graduação em Gestão Ambiental. Natural de Xaxim, Dervanoski é filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e fez 917 votos no pleito da última eleição. Casado, pai de dois filhos, ele é funcionário público há 16 anos na Prefeitura de Xaxim, onde atua na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
LÊ NOTÍCIAS: A campanha terminou e os dias voltaram à rotina tradicional. Quais os ensinamentos que ficam ao término do pleito eleitoral?
Volnei Dervanoski: Neste período de campanha tive muitos aprendizados. Sou um candidato novo, por isso é a primeira vez que disputo uma campanha. Não era conhecedor profundo da política, mas entrei por conta de indicações do partido e pedidos de agricultores. É um grande desafio, mas muito recompensador. Conheci muitas pessoas, troquei muitas informações, o que agregou na formação enquanto pessoa e no conhecimento do modo de vida e de pensar da nossa comunidade. Com certeza, a campanha foi muito positiva, aprendi bastante e farei um trabalho voltado para todos.
LÊ: O senhor, que disputou uma eleição ao Legislativo pela primeira vez, foi o segundo candidato mais votado da cidade. Por que de tamanha apreciação pública?
Dervanoski: Em função de ter bom relacionamento com as pessoas, muitos amigos, uma família muito unida e do trabalho que exerço há 16 anos na área da agricultura. Estou em contato diariamente com o agricultor, no qual tentei atender a todos da melhor maneira possível. Sempre procurei me esforçar, participar dos eventos, ir às comunidades e realizar a orientação técnica conforme fui solicitado. Valorizei as pessoas num geral e foi o conjunto de tudo isso que resultou nisto. Nem esperava que o processo fosse tão positivo; me sinto motivado a seguir a caminhada e trabalhar para o povo.
LÊ: O trabalho na Secretaria da Agricultura do município foi determinante para que seu nome fosse cogitado pelo PSD. O senhor deverá levar esse mesmo modelo de trabalho, no qual ficou conhecido, ao Legislativo?
Dervanoski: Com certeza. Vou procurar realizar este trabalho no Legislativo. A ideia é me aperfeiçoar ainda mais. Lá o trabalho será diferente, mas terei o mesmo intuito de fazer com quê o povo fique satisfeito com nosso trabalho; e que as expectativas, que são grandes, sejam cumpridas. Estamos enfrentando dificuldades enormes em todos os setores, mas temos a esperança de mudança e renovação. Farei o máximo possível para fazer um excelente trabalho e dar a resposta que todos esperam. As coisas serão muito difíceis. Mas, com o tempo e o esforço, tudo será possível. Estarei na Câmara para somar e fazer a diferença.
LÊ: Ser situação na Câmara facilitará a aprovação dos projetos do Executivo ou estes passarão pelo mesmo crivo que passariam os de uma oposição na prefeitura?
Dervanoski: Ser situação não quer dizer que iremos aprovar tudo que entrar na Câmara. Vamos analisar e fazer o que for melhor para a sociedade. O crivo será o mesmo. Vamos trabalhar como se não fôssemos situação. O trabalho será voltado aos anseios do povo. Isso não irá interferir em nossas posições. O que irá decidir nossas frentes é o que for bom para a comunidade.
LÊ: Seja por sua formação ou experiência, a Agricultura será uma das áreas de maior interesse em seu mandato. Além desta, quais terão prioridade? E quais serão suas primeiras ações?
Dervanoski: A agricultura, que é a área que atuo, sem dúvidas será um ponto de grande ação. Irei melhorar o que for possível, pois sei da importância que ela tem para o município. A agricultura representa 48% de toda a renda produzida no município. Sabemos que isto pode melhor muito mais, além da qualidade de vida dos produtores. Além disso, tenho outros projetos voltados à questão ambiental, na qual tenho conhecimento; e vamos defender muito a saúde. Há algumas coisas que precisam ser melhoradas. Fiscalizarei tudo o que for possível; representarei a sociedade perante os poderes Legislativo e Executivo; e também farei as leis que forem de interesse da comunidade.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro