Na tarde da última quarta-feira (05), por volta das 14h10, o 6º Batalhão de Bombeiros Militar em Pinhalzinho (SC) foi acionado para atender uma ocorrência de risco potencial envolvendo o vazamento de ácido sulfúrico no Distrito Industrial, na rua Theobaldo Schmatz.
De acordo com o registro, aproximadamente 100 litros do produto químico vazaram, embora a empresa mantivesse um estoque total de cerca de 5.000 litros.
Ao chegarem ao local com duas viaturas, os bombeiros constataram que a fonte do vazamento já havia sido identificada.
Funcionários da empresa já estavam em processo de contenção, utilizando Cal para neutralizar o produto derramado.
A prioridade inicial das equipes foi a segurança, realizando a retirada imediata das pessoas que ainda se encontravam na área e o isolamento total do sinistro, seguido do acompanhamento dos trabalhos de contenção.
O incidente, contudo, resultou em uma vítima, um funcionário que teve contato físico com o ácido e inalou os gases oriundos da reação química entre o ácido e a Cal.
O quadro clínico da vítima era preocupante, apresentando sinais vitais alterados, como pressão arterial elevada e taquicardia (140 bpm), além de palidez, sudorese e queixas de formigamentos nas extremidades dos membros.
Após ser avaliada no local, a vítima foi prontamente conduzida por uma viatura de resgate ao Pronto-Socorro da Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho.
Após garantir a completa segurança do local e a neutralização da ameaça, o sinistro foi dado por encerrado e a responsabilidade pela área e procedimentos subsequentes ficou a cargo da própria empresa.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro