Close Menu

Busque por Palavra Chave

ESCLARECIMENTO

Amarildo Maroco explana sobre reparos nas estradas do interior e liberação de alvarás em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/03/2018 16:45 - Atualizado em 21/03/2018 16:46
Na tribuna, o secretário municipal de Infraestrutura, Amarildo Maroco falou sobre os reparos das estradas no interior e liberação de alvarás de acessibilidade (Foto: Câmara de Vereadores de Xaxim) Na tribuna, o secretário municipal de Infraestrutura, Amarildo Maroco falou sobre os reparos das estradas no interior e liberação de alvarás de acessibilidade (Foto: Câmara de Vereadores de Xaxim)

Após o pedido formalizado na Casa Legislativa, o secretário municipal de Infraestrutura, Amarildo Maroco usou o espaço da tribuna durante reunião ordinária de terça-feira (20), para falar a respeito dos trabalhos da Secretaria, que é responsável pelo Setor de Engenharia, reparos de estradas vicinais, urbanização urbana, troca de lâmpadas, entre outros serviços essenciais à comunidade xaxinense.

REPAROS NAS ESTRADAS DO INTERIOR

Maroco assumiu a pasta há cerca de dois meses e meio. Sua primeira atitude foi visitar todas as estradas vicinais do município e verificar quais estavam em situação mais complicada e diante disso, foi elaborado um cronograma de trabalho.

Ele esclareceu que as comunidades que ficam localizadas para o lado de Arvoredo e Linha Tigre, estão recebendo primeiro o serviço das máquinas, pois estavam em pior estado de conservação, mas, aos poucos ele garante que todas as comunidades serão atendidas, com serviço de qualidade e bem feito.

A respeito da manutenção das estradas do interior, ele comentou que a administração está vendo a viabilidade de compra ou aluguel de um britador móvel para fazer esse trabalho, tendo em vista que o resultado é excelente e a durabilidade muito maior.

SERVIÇOS DE ENGENHARIA

O Setor de Engenharia também está alocado na Secretaria de Infraestrutura. De acordo com o secretário, somente neste ano, o setor recebeu 2.063 protocolos, destes 120 eram pedidos de Alvarás de acessibilidade e estavam parados no departamento.

A fim de tornar o trabalho do setor mais eficiente, uma nova forma estratégia foi implantada para agilizar os procedimentos. A partir de agora, todos os protocolos serão feitos na recepção e, somente em casos específicos, o solicitante conversa com os profissionais para sanar alguma dúvida. Maroco destaca que essa foi uma forma de tornar o setor mais ágil e atender a demanda de pedidos que diariamente são entregues na prefeitura.

Nos últimos 15 dias, foram liberados 85 projetos, sendo que no momento, há somente 35 projetos pendentes, mas, a tendência é aumentar, tendo em vista que o prazo para regularização da acessibilidade encerra em 28 de março.

Neste sentido, o presidente do Poder Legislativo Xaxinense, Agenor Junior Maier, salientou que em relação à acessibilidade, em breve deverá ser agendada uma reunião com Setor de Engenharia, Promotoria Pública, além dos vereadores, para discutir alguns pontos em relação à acessibilidade.

ABERTURA DE EMPRESAS

Na reunião do dia 6 de março, os vereadores xaxinenses manifestaram a preocupação com relação ao fechamento de empresas no município. O secretário apresentou dados de 2017, que foram abertas 177 microempresas, enquanto 125, deram baixa e em 2018, 23 empresas deram baixa, enquanto 17 foram abertas.

SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS

Outra demanda da Secretaria era a troca de lâmpadas. O secretário explicou que todos os pedidos são atendidos, o mais rápido possível. Os cidadãos podem ligar no (49) 3353-8217, que os profissionais na mesma semana, efetuam a troca de lâmpada.

RECOLHIMENTO DO LIXO

A coleta do lixo reciclável, entulhos e orgânico também foi discutida durante a reunião. Como é de conhecimento de grande parte da população, a CRI, empresa que recolhe o lixo, não venceu a licitação, portanto de acordo com Maroco, outra empresa irá fazer o trabalho. Estão sendo acertados os últimos detalhes jurídicos e a empresa deve iniciar os trabalhos em 1° de abril.

PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES

O secretário também expôs a situação em muitas ruas pavimentadas que se encontram, com pedras irregulares em Xaxim. Segundo ele, está prestes a sair uma licitação para pedras irregulares e a mão de obra para terminar o calçamento em locais, que, por exemplo, há somente meia rua pavimentada. Nesta licitação também está previsto o fechamento dos buracos feitos pela Casan do município, em ruas com calçamento.

Os vereadores fizeram questionamentos e também apresentaram suas reivindicações em relação à pasta, solicitando tanto melhoria em ruas e estradas, entre outros serviços necessários.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro