Oferecer intercâmbio cultural e conhecimentos diferenciados por meio de suporte e orientação técnica foi o objetivo da Escola Básica Municipal e CEIM Dom Bosco que, no último sábado (17), propiciou a participação de aproximadamente 50 alunos, do 6º ao 9º ano no Concurso Kangourou Sans Frontières ou, em português, Concurso Canguru Sem Fronteiras que está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil. A prova, que aborda questões matemáticas, envolve e motiva alunos de diversos cantos do mundo e é realizada presencialment. Neste ano, mais de seis milhões de estudantes participaram da olimpíada de matemática.
De acordo com a diretora da EBM Dom Bosco, Priscila Delavy Martins, a ideia de inscrever os alunos surgiu do professor Daniel Ecco, que é professor do IFSC Xanxerê e procurou a Escola para desenvolver o projeto extensão, para preparação para todas as olimpíadas de matemáticas durante o ano. A partir disso, a Escola disponibilizou espaço e materiais necessários para que os alunos pudessem ser preparados para o Concurso. Em seguida, auxiliou nas inscrições, que são online, agendou o dia de prova e monitorou os alunos participantes no ato das avaliações.
Ainda, conforme a coordenadora da Escola, Lucilei Heinz, a finalidade da atividade, que é promover a disseminação dos conhecimentos matemáticos, motivou os alunos xaxinenses que se prepararam para a prova e demonstraram grande satisfação com a absorção do conteúdo. Qualquer escola pode se inscrever a fim de seus estudantes participem, tanto na Canguru da Matemática, a qual é uma olimpíada internacional, como a próxima que virá, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro