Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretaria de Saúde de Xaxim realiza grupo de combate ao tabagismo

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/03/2018 11:03 - Atualizado em 22/03/2018 11:04
Grupo terá início no dia 03 de abril e será realizado na ESF do Bairro Primavera (Foto: Divulgação/LÊ) Grupo terá início no dia 03 de abril e será realizado na ESF do Bairro Primavera (Foto: Divulgação/LÊ)

Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e de promover o abandono ao vício do cigarro, a Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará mais um grupo de controle ao tabagismo no município. O novo grupo, que atenderá todos os bairros da cidade, terá início no dia 03 de abril e será realizado na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Primavera.

De acordo com a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Graziele Farina, o grupo funcionará uma vez por semana nos dois primeiros meses de realização e a partir do terceiro mês os encontros serão quinzenais. O grupo seguirá até o mês de dezembro com o acompanhamento da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde.

“Temos hoje no município, aproximadamente, 70 pacientes que desejam parar de fumar. Estamos realizando nesta semana as entrevistas com estes pacientes para avaliarmos o grau de dependência de cada um e orientar quanto à participação neste grupo, que tem como principal objetivo oferecer tratamento e acompanhamento médico e psicológico para os pacientes que têm o interesse em deixar de fumar”, ressalta a psicóloga.

O secretário municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, ressalta que todos os anos o município realiza diversas ações para promover a redução do tabagismo e que este grupo será mais um que objetiva a promoção da saúde dos xaxinenses.

“A metodologia dos encontros seguirá proposta do Ministério da Saúde, que contempla o acompanhamento de equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiras, psicólogas, assistentes sociais e nutricionistas, que estarão no suporte destes pacientes do grupo que objetiva a adoção de hábitos para uma vida saudável e, ainda, o abandono ao uso do tabaco”, frisou o secretário Davi.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro