Close Menu

Busque por Palavra Chave

Colombo conversou com Zé Caramori, saída de Udo fortalece Pinho, o destino de Merisio e Garcia, Ricardo Roesler no Duas Perguntas

Por: Marcos Schettini
23/03/2018 10:31

Cavalo esperto não espanta a boiada

Rolando Boldrin, poeta caipira, entendeu bem o raciocínio que fala da habilidade de unir. Jorge Bornhausen sabe que, para se chegar aos objetivos é preciso, antes de tudo, vontade. E reconhece isso em Gelson Merisio. Não consegue perceber no presidente do PSD que está caminhando rumo à principal Cadeira de SC, o sentimento popular que tem, também, no governador de SP. Se a tese de que é preciso vencer uma eleição amarrando bem, ou seja, carreira se ganha no atar, é reconhecível que, quanto mais o cavalo pula, quase indomável, é porque ele é o melhor. Depois que está domado, vai cumprir a missão de reunir o rebanho. Está expressa a tese de que, se não for selvagem o suficiente, não será o melhor alazão depois.


Quais as medidas concretas o Sr. deverá tomar para enfrentar o chamado Fake News nas eleições de outubro?

A partir de diretrizes estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, que implantou o Conselho Consultivo da Internet para o estudo de soluções para o combate às notícias falsas, pretendemos, no âmbito regional, constituir equipes técnicas que ficarão responsáveis pela proposição da logística necessária não só ao aspecto punitivo, mas especialmente, preventivo das fake news durante as Eleições Gerais de 2018. É importante também que não só juízes, mas promotores, eleitores, partidos, candidatos, imprensa e outras organizações sociais, auxiliem a Justiça Eleitoral no cumprimento deste desafio. Parcerias serão muito bem-vindas. Faço aqui um alerta: estará praticando uma ilegalidade não só aquele que produz uma fake news, mas igualmente aquele que a compartilha.

O Sr. acredita que as urnas eletrônicas são fiéis à vontade do eleitor?

O eleitor pode ter a certeza absoluta que o voto depositado na urna, será o voto apurado. Não existe a menor possibilidade de fraude em relação às urnas, até mesmo porque não podemos considerá-las de forma independente. Elas são apenas mais um componente do processo eletrônico de votação, que possui inúmeros mecanismos de segurança para garantir a lisura do pleito. Além do conjunto rígido de procedimentos técnicos observados pela Justiça Eleitoral, testes públicos de segurança e até mesmo auditorias realizadas no próprio dia da eleição afastam qualquer possibilidade de alteração dos resultados. O voto impresso, que este ano será parcialmente implementado no Estado, é mais um mecanismo que garantirá a verdade das urnas.


Afinação

Zé Cláudio Caramori foi chamado por Raimundo Colombo que afirmando que Chapecó não pode ficar sem candidato a deputado federal. O presidente do Badesc ficou honrado pela lembrança do seu nome.

Conversa

Cabe ao governador Colombo sensibilizar João Rodrigues para se inclinar nesta direção. Caramori é amigo de JR da qual é solidário pelo ocorrido. Só entra no jogo se Raimundo convencer o deputado a abrir a possibilidade.

Festa

A filiação de Júlio Garcia no PSD no próximo sábado está sendo observada como um evento em que vai dividir as atenções entre ele e o presidente do PSD. Ou seja, a bancada presente ao lado de prefeitos, vices e vereadores.

Sonhando

Gelson Merisio, presidente do partido, deve estar presente ao evento de seu rival interno sem mágoas de ambos os lados. Tanto o novo filiado, quanto o deputado que quer chegar ao governo, em nome do partido, abraçam-se.

Ibope

Se Gelson Merisio não ir à filiação de um quadro que tem feito barulho, o mais ensurdecer será a ausência. A unidade que Colombo tenta mostrar, não evolui. Se assim fosse, Garcia teria ido à reunião-almoço em que Ricardo Guidi o representou.

Raciocínio

Juntos mas separados, é ideal para definir o que até o momento não está demonstrado. É uma intenção que, se ambos forem se abraçar no sul do estado, com festa de uma grande filiação, é uma situação. Ausência é o desprezo.

Cavalaria

O novo pessedista vai mandar um recado visual de sua filiação. Os cuidados para que a festa tenha o tamanho de um comício de majoritária, vai ser o fim da mensagem. Não é uma entrada qualquer, mas o zagueiro que Merisio preciosa passar.

Arquibancada

Antes um fantasma da ópera, Júlio Garcia materializa-se. Quer afirmar sua disposição de controle e o obstáculo final que o centro avante dos 10 partidos estão em campo. O ataque tem que ser profissional. O zagueiro é forte.

Espetáculo

Quando o enfrentamento dentro do ringue é entre o mesmo DNA, quem paga para assistir a luta quer, inclusive, mordida na orelha. Com as cadeiras das primeiras fileiras, os ulyssistas que tem financiado o confronto.

Aliados

O governador Eduardo Pinho Moreira tem duas comemorações a serem feitas em silêncio. A nunca disposição de Udo Döhler, sempre revelada e, de quebra, Júlio Garcia, seu melhor titã no PSD que tem força em seu governo.

Nada

Udo Döhler tentou assumir uma altura que nunca mostrou e, conhecendo isso, vai seguir no rumo do que nunca desviou. Mostrou-se vacilante e, sem convencer, dá meia volta no próprio eixo. Ele nunca acreditou no que dizia.

Exemplo

O prefeito de Joinville não tem as pegadas de liderança que seu tutor mostrou em 2002 ao enfrentar Esperidião Amin. Com vitalidade e espírito de liderança abaixo de LHS, Udo quebrou o espelho que lhe iludia. Já é um vencedor onde está.




Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro