Neste mês de março, os policiais militares do 5º Pelotão de Polícia Militar, em Xaxim, começaram a desempenhar as funções com câmeras filmadoras GoPro, afixadas aos coletes à prova de balas. As imagens ficarão armazenadas e disponíveis caso haja necessidade de instruir algum processo.
A implantação do projeto foi graças a uma parceria entre o Ministério Público, na pessoa do promotor de Justiça Diego Barbiero e do Poder Judiciário, através da Juíza de Direito, Vanessa Haupenthal, os quais deferiram o projeto de aparelhamento da Polícia Militar, subsidiado pelo Fundo de Transações Penais da Comarca de Xaxim.
EQUIPAMENTOS AUXILIAM EM:
• Qualificar o conjunto probatório de práticas ilícitas, contribuindo para a efetividade da persecução criminal;
• Proteger os policiais militares nos casos de falsa acusação;
• Aumentar a transparência e a fiscalização das ações policiais e do uso da força;
• Mitigar a reação das pessoas em conflito com a lei, pela percepção de que estão sendo filmadas, e consequentemente, reduzir a necessidade de uso da força por parte dos policiais militares.
VIDEOMONITORAMENTO
Além das Câmeras filmadoras individuais, agora a Polícia Militar de Xaxim conta com câmeras de videomonitoramento instaladas em locais estratégicos na cidade. Essas tecnologias são ferramentas que fortalecem o profissionalismo, a ética e a capacidade técnica na atuação da atividade policial.
TECNOLOGIA
A Polícia Militar de Santa Catarina já possui tecnologia nas viaturas, em que o atendimento de ocorrências é formalizado de forma 100% digital, com utilização de tablets, sendo que cada guarnição funciona como um centro avançado de inteligência, pois possui acesso ao sistema que possibilita identificar foragidos, veículos furtados ou roubados, etc. A Polícia Militar de Santa Catarina segue constantemente qualificando seus profissionais e aprimorando suas ferramentas de trabalho, sempre com vistas ao bem do cidadão.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro