Close Menu

Busque por Palavra Chave

Nutricionista da Secretaria da Saúde de Xaxim comenta sobre os desafios da profissão

Por: LÊ NOTÍCIAS
28/03/2018 17:31
Sabrina Descovi trabalha como nutricionista na Secretaria da Saúde de Xaxim desde 2007 (Foto: Vitória Schettini/LÊ) Sabrina Descovi trabalha como nutricionista na Secretaria da Saúde de Xaxim desde 2007 (Foto: Vitória Schettini/LÊ)

Por Vitória Schettini

Conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável, de exercícios físicos e elaborar planos alimentares para indivíduos ou grupos de pessoas, a partir de um diagnóstico nutricional. Essas são algumas das funções da nutricionista Sabrina Descovi, de 38 anos, a qual atua na Secretaria da Saúde de Xaxim desde abril de 2007.

Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, Sabrina conta sobre sua rotina e desafios na pasta do município. Há quase 11 anos na Secretaria de Saúde, ela também já trabalhou na Secretaria de Educação e Cultura, na Merenda Escolar e na Assistência Social, e também exerce quatro horas semanais no Abrigo Municipal.

“Atualmente, a maior tarefa que tenho é conscientizar a população de que uma alimentação saudável leva a uma maior expectativa de vida e que o alimento deve servir de medicação, quando consumido com moderação”, revela Sabrina. Ela vive em Xaxim há nove anos, mas nasceu em Santa Maria (RS) e se formou em Nutrição pela Universidade Franciscana (UNIFRA), no ano de 2006.

Ela destaca que sempre quis atuar na área da Saúde, mas estava indecisa em qual graduação escolher, até que um dia, leu uma reportagem sobre o curso de nutrição, se identificou e resolveu cursar. “Na época, eu tinha muitas dúvidas, no entanto, hoje eu vejo que fiz a escolha certo como faculdade. É uma grande profissão e eu exerço com amor”, frisa.

Ainda, nas palavras de Sabrina, a maior demanda hoje em Xaxim é de pacientes com patologias como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, colesterol e triglicerídeos, as quais vêm crescendo significativamente no município, principalmente entre crianças e os pacientes acamados. “Na Secretaria de Saúde de Xaxim, eu pretendo continuar a dar continuidade aos atendimentos individuais e orientações nos ESFs, visando à melhor qualidade de vida dos pacientes, inclusive aos acamados, onde faço visitas semanalmente”, finaliza.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro