Lê Notícias - - A banda podre
Close Menu

Busque por Palavra Chave

A banda podre

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/11/2016 09:27 - Atualizado em 17/11/2016 09:28

Muito se fala em transparência, participação da sociedade, consultas públicas e toda aquela falácia que, cansada, a sociedade escutou demais e não aceita mais os desmandos que o Poder Público vive a realizar nas administrações, não interessam quais sejam elas.

A transparência exigida e não demonstrada, mostra muito que não é uma lei que vai fazer com que a sociedade seja de fato respeitada, mas atitudes, comportamentos sensibilidade. O que se percebe, e aí fica mais claro, é que o conceito de transparência, uma forma justa de dar à população o conhecimento do que e como está sendo utilizados os recursos que é seu, está ficando ainda mais difícil.

Quando se busca saber investimentos e gastos que são de interesse de todos, a informação fica ainda mais embaraçosa. Justamente para não se conhecer, é que as dificuldades são impostas. O cidadão vai mergulhar firme na busca da resposta e o que ele vê são mais e mais páginas da internet abrindo-se à sua frente e nada de ter o que precisa.

Profissionais são criativos o suficiente para criar um site público com todas as dificuldades possíveis para que a informação buscada não seja conhecida. São muitos e muitos sites que, entre links, então ligados entre si que acabam por desestimular a procura, dificultando o acesso e afugentando o interesse para se saber o que se deseja.

São trunfos dos sites de governos municipais, estaduais e federais que, criados para não informar, não oferecem o papel que deveriam diante das exigências da lei. Ninguém consegue chegar à informação desejada porque os empecilhos são muitos. Impedidos de saber, a pessoa interessada deixa as dificuldades derrotarem sua curiosidade. Por que isso?

Está claro que o objetivo é não deixar que o cidadão de bem saiba onde seu imposto está sendo empregado e o que estão fazendo a seu favor, dele e de todos os membros da sociedade. Valores altíssimos que, se não são vigiados pela população, passa despercebido.

Os vereadores, deputados estaduais e federais, além de senadores, pior ainda, em sua maioria, são atrelados aos interesses de quem está no poder e, juntos, jogam contra para que os números, as formas e como está sendo feito tudo, seja plenamente escondido.

Então fica, mais do que esclarecido, de que o Poder, todos eles, juntos, não tem qualquer interesse em declarar para o povo o que estão fazendo nas instâncias que lhes pertence. A vergonha, a forma, como são feitas as falcatruas que todos têm visto, está gerando um exército de indignados, insatisfeitos, loucos que, em um momento qualquer, não serão mais controlados. Ai será tarde.


Crea Julho
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro