Close Menu

Busque por Palavra Chave

Opinião | Lugar da família é na escola

Por: Júnior Chisté
04/04/2018 10:52 - Atualizado em 04/04/2018 10:52

Todos os anos, as escolas estaduais escolhem um dia, um sábado para que de uma única vez todos os pais conheçam de uma forma especial a escola em que seu ou seus filhos estudam.

Acredite você ou não, há pais que durante o ano letivo jamais se fazem presentes em uma reunião sequer. Jamais são presentes quando chamados pela coordenadora pedagógica, pela professora e até a direção do educandário.

Eles se fazem presente quando seus filhos começam a apresentar notas baixíssimas, quando apresentam comportamentos e hábitos notadamente estranhos na própria casa.

Quer dizer, muitos e muitos pais deixam a água subir até o pescoço para só depois se dar conta de que situação estão seus filhos.

É porque o trabalho é mais importante, é porque a própria escola tem esse dever, o dever de não somente ensinar, mas também educar e cuidar de seus filhos. Isso na visão desses pais descomprometidos, evidente.

A família, a escola, os amigos, a sociedade, os locais e evidentemente as amizades virtuais e os sites e o que fazem na internet formam nos dias atuais a grande rede no qual seu filho está inserido e precisa ser completamente atendido em todos esses fatores.

Aqui eu saliento duas coisas básicas: o monitoramento (que é diferente do vigiar) e do diálogo, este imprescindível.

O dia intitulado "Família na Escola" será neste sábado, dia 07, e na condição de palestrante, psicólogo, coach e escritor, estarei em um só dia em dois municípios. Pela manhã a partir das 08h00 falarei às escolas estaduais de Abelardo Luz e a partir das 14h00 para as escolas estaduais, pais, professores e alunos de Caibi.

Tenho que se taxativo e jamais esconder de você pai ou mãe que está lendo tudo isso neste instante. O que mais precisa ser mostrado com relação à educação de seus filhos nos dias de hoje? Se torna evidente que a personalidade, que a semeadura ocorre nos primeiros anos de suas vidas. Então é fundamental o acompanhamento, estar sempre situado, informar-se com a comunidade escolar de como está agindo seu filho (a).

O dia "Família na Escola" é todos os dias, não somente o instante que você vai apanhar seus filhos ou apanhar o boletim escolar a cada determinado tempo.

Há que se ter iniciativa também neste aspecto.

E por fim, deixa eu aproveitar e lhe lembrar mais uma vez do maior "segredo" para que seus filhos se tornem grandes profissionais, grandes homens e mulheres. Façam com que eles leiam, tenham amor pela leitura. Menos computadores e mais livros. Menos celulares e mais livros. Menos televisores e mais livros. Menos jogos virtuais e mais livros. Entendeu querido pai e mãe?


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro