Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

Estudantes de Xaxim conhecem estrutura da Câmara, Fórum, Prefeitura e MP

Alunos do Geração Celer em visita ao promotor de Justiça, Diego Barbiero (Foto: Sandra Angonese/Câmara de Vereadores) Alunos do Geração Celer em visita ao promotor de Justiça, Diego Barbiero (Foto: Sandra Angonese/Câmara de Vereadores)

Os alunos do quarto ano do Colégio Geração Celer de Xaxim tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira (04). Acompanhados do presidente da Câmara de Vereadores, Agenor Junior Maier, as crianças conheceram a estrutura dos três poderes da nossa cidade, Legislativo, Judiciário e Executivo, além de visitar o Ministério Público.

O primeiro local visitado foi a Câmara de Vereadores, onde conheceram e conversaram com os servidores da Casa, questionando a respeito da tramitação de projetos, indicações e sobre a função do vereador e suas responsabilidades, que foram explicadas pelo presidente Maier.

Na sequência, os alunos foram até o Fórum da Comarca, que abrange, além de Xaxim, os municípios de Marema, Lajeado Grande e Entre Rios, onde foram recebidos pelo secretário do Foro, Artemio Trintinaglia. No Fórum, os estudantes visitaram o espaço onde acontecem os júris e questionaram a respeito dos processos, bem como sua tramitação.

Eles também tiveram a oportunidade de conhecer o Ministério Público, onde foram recebidos pelos promotores de Justiça, Diego Barbiero e Simão Baran Júnior, que explicaram qual a função do cargo que ocupam, bem como a responsabilidade em tornar uma sociedade cada vez melhor. Ambos orientaram às crianças para seguirem com os estudos, que no futuro irão colher bons frutos.

O terceiro local a conhecer foi a Prefeitura de Xaxim, quando os alunos foram recebidos pela assessora especial de Gabinete, Meriana Peri, que esclareceu as ações da prefeitura e salientou a responsabilidade do cargo público. Meriana representou o prefeito Lírio Dagort, que estava participando de Assembleia na Fecam, em Florianópolis, e o vice-prefeito, Adriano Bortolanza, que estava em outro compromisso agendado.

Durante as visitas, os alunos estavam curiosos e atentos às informações repassadas e, segundo a professora Maria de Andrade, as dúvidas irão surgir ao longo dos dias, mas que as visitas contribuíram muito para o processo de ensino aprendizado dos estudantes.

Para Maier, foi uma satisfação receber os estudantes, tendo em vista que a Câmara irá desenvolver neste ano, um projeto com as escolas a fim de aproximar e levar conhecimento sobre o Poder Legislativo aos estudantes do município. “A Câmara sempre está de portas abertas para todos que desejarem conhecer a estrutura e o funcionamento do local que é a Casa do Povo”.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro