Close Menu

Busque por Palavra Chave

Biblioteca Pública de Xaxim possui acervo de mais de 12 mil livros

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/04/2018 13:55
Comunidade pode doar exemplares para incrementar o acervo (Foto: Prefeitura de Xaxim) Comunidade pode doar exemplares para incrementar o acervo (Foto: Prefeitura de Xaxim)

O despertar da imaginação e as reflexões que a leitura provoca à mente do leitor são essenciais para aflorar a liberdade de expressão e interpretação. Além, claro, de permitir com que os olhos concentrados nas letras mergulhem no alto nível de conhecimento. Clássicos da literatura, relíquias da história da região e do país, exemplares de diversas áreas como a Matemática, Psicologia, Medicina, Política, línguas, artes e meio ambiente, são alguns dos 12.886 itens que preenchem as estantes da Biblioteca Pública Municipal Desembargador Alves Pedrosa, sediada pela Casa da Cultura de Xaxim.

Além dos números registrados, há ainda grande quantidade de livros não catalogados no sistema da Biblioteca. Estes que são utilizados apenas para pesquisa local. Aos demais, a comunidade pode estar fazendo empréstimos, basta apresentar uma cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3x4 para fazer o cadastro. O acervo provém de compras realizadas pela Prefeitura de Xaxim e por meio de doações, inclusive a população pode contribuir com o acervo, desde que sejam livros para leitura e pesquisa. Livros didáticos e revistas não são aceitos.

Conforme a coordenadora Pedagógica da Casa da Cultura, Clesi Ana Brandielli, a estrutura da Biblioteca não é muito ampla, mas atende às necessidades básicas dos leitores. “A leitura é indispensável, visto que lendo se adquire conhecimento, aprende mais e melhora sua postura na sociedade, inclusive a fala diante do público. Além disso, ela proporciona momentos importantes na vida do leitor, que se insere naquilo que lê independente do assunto”.

Clesi ainda destaca a importância da leitura num momento em que as tecnologias acabam desviando o olhar do público referente aos livros físicos. “Hoje temos uma leitura virtual muito ampla, mas acredito que os livros físicos são de grande valia e indispensáveis na vida de cada um. A pessoa que lê, criança ou adulto, qualquer que seja o assunto, ela vai se destacar em qualquer lugar, pois a leitura é o despertar da sabedoria e faz com que a gente reflita sobre nossa vida e atitudes do dia a dia”.

Diariamente, a Biblioteca Municipal é procurada por crianças, adolescentes, adultos e idosos e também está aberta a receber visitas de turmas escolares, porém com agendamento prévio. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 9h45 e das 13h30 às 17h30.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro