Close Menu

Busque por Palavra Chave

PROJETO MEDIOTEC

Estudantes xaxinenses têm oportunidade de aprender um novo ofício com a formação técnica

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/04/2018 14:06
Uniprest Prestadora de Serviços atua com o auxílio de setores em empresas, além de desenvolvimento de palestras e entretenimento (Foto: Reprodução/Facebook) Uniprest Prestadora de Serviços atua com o auxílio de setores em empresas, além de desenvolvimento de palestras e entretenimento (Foto: Reprodução/Facebook)

Por Vitória Schettini

Com o objetivo de formar profissionais técnicos e atender às novas demandas no mercado de trabalho, vinte e cinco alunos da Escola de Educação Básica Custódio de Campos estão tendo a oportunidade de participar do Projeto Mediotec, iniciativa do Governo Federal, o qual seleciona alunos do ensino médio regular, tendo como requisito a rentabilidade dos pais e o histórico escolar do estudante.

Na EEB Custódio de Campos, as disciplinas ensinadas são Gestão de Transporte e Logística Empresarial, lecionadas pelo professor Rafael Cristiano Agostini, Comércio Exterior pela professora Camila Rigatti, Logística e armazenagem pela professora Indiaiane Nunes, Marketing, Logística, Mercado e Gestão de Produtos por Rudinei Frese, Logística de Armazenamento e Distribuição pela professora Jaqueline Rubini, e Gestão de Materiais e Logística pela professora Eliane Bebber.

Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, os alunos Mauricio Fernando e Camila Luiza contam sobre a experiência em fazer parte do Mediotec, onde estão aprendendo sobre um novo ofício. De acordo com Mauricio, em agosto de 2017 foi aberto o edital para inscrição no projeto, no qual inicialmente foram selecionados 30 alunos e posteriormente, esse número foi reduzido para 25 estudantes contemplados.

Além disso, foram criadas turmas de Administração e Logística e as aulas iniciaram em 1º de fevereiro de 2018. “Nós estamos aprendendo sobre Marketing, Transporte e Comércio Exterior, entre outras disciplinas, de segunda-feira à sexta-feira, das 18h30 às 22h. O professor Rudinei Frese, que ensina sobre Marketing Empresarial, criou uma competição dentro da sala de aula, desenvolvendo cinco grupos e cada um teria de criar uma empresa, que por sua vez teria de atingir uma quantidade de pontos grande e assim, atingir o primeiro lugar. Ainda, receberemos um prêmio ao final da competição, mas não sabemos o que será”, ressalta Mauricio.

A UNIPREST

Ainda, segundo Mauricio, o professor Rudinei Frese instruiu os alunos a criarem empresas de prestação de serviços e a desenvolverem uma página no Facebook, com a finalidade de iniciar os processos de marketing e apresentá-las aos possíveis clientes. Dessa maneira, o estudante, juntamente com quatro colegas, criou a Uniprest Prestação de Serviços, que realiza serviços em empresas, como auxílio nos setores de administração, RH, desenvolvimento de palestras e entretenimento, organização e limpeza de ambientes e criação de logomarcas. “Com a criação da Uniprest, o objetivo é entender acerca da concorrência das empresas de e no mercado de trabalho, aprender sobre marketing planejado, como executar e quais são os principais tipos de marketing. O cliente pode entrar em contato conosco através da fan page no Facebook, na qual há sobre os nossos preços e serviços”, destaca o aluno.

A DESCOMPLICA

A aluna Camila Luiza, que também recebeu a tarefa de criar uma empresa fictícia com outros colegas, desenvolveu a empresa Descomplica, uma empresa voltada ao. “Nossa empresa tem uma equipe especializada, pronta para atender o cliente do melhor jeito possível. Também, temos a disponibilidade em horário comercial e se o cliente quiser nos contatar, é só entrar em contato pela página do Facebook”, conta ao LÊ NOTÍCIAS.

O MEDIOTEC

Mediotec é uma iniciativa de aprimoramento da oferta de cursos técnicos concomitantes, para os alunos regularmente matriculados no ensino médio regular, nas redes públicas estaduais, como a proposta de fortalecimento de uma formação profissional com produção pedagógica específica para o público atendido e em parceria com os setores produtivos, econômicos e sociais.

O Mediotec é executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio e tem, dentre outros objetivos, garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro