Close Menu

Busque por Palavra Chave

Guarujá - SP - Mobile

Cifra Econômica | 13º salário, ISS, reeleição e empresas catarinenses

Por: Daniel Ribeiro
17/11/2016 09:48 - Atualizado em 09/07/2020 21:01

13º salário

A 44ª rodada do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, encomendado pelo Simpi ao Datafolha, mostra que a crise econômica impactará negativamente nos pagamentos a serem realizados neste fim de ano. 69% dos entrevistados informaram que terão dificuldades para arcar com os 13º salários em 2016. 17% acreditam que atrasarão o pagamento da obrigação trabalhista a seus funcionários, o que corresponde a, aproximadamente, 53 mil indústrias.

No comparativo com 2015, 45% dos empresários entrevistados alegaram encontrar mais dificuldades para pagar o 13º neste ano do que no ano anterior; 34% afirmaram terem o mesmo grau de dificuldade do ano passado e 21% veem menos obstáculos.

Reforma do ISS

O projeto de reforma do Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza (ISS) é o primeiro item da pauta de votações do Plenário do Senado.

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 386/2012 - Complementar, conhecido como Reforma do ISS, fixa em 2% a alíquota mínima do imposto, na tentativa de dar fim à guerra fiscal entre os municípios. O texto, que tramita em regime de urgência, também amplia a lista de serviços atingidos pelo imposto.

Reeleição

Em seguida, os senadores poderão votar outra proposta da reforma política. A PEC 113A/2015, entre outros pontos, acaba com a possibilidade de reeleição para presidente, governadores e prefeitos.

Mais empresas para SC

Entre os efeitos de uma gestão pública mais controlada está a maior confiança de investidores e, consequentemente, a atração de empresas. Ao falar sexta-feira sobre a situação do Estado e divulgar o cronograma do pagamento de salários dos servidores, o governador Raimundo Colombo contou que o fato de Santa Catarina não ter aumentado alíquotas de impostos nos últimos anos está atraindo mais investimentos.

Tem muita gente mudando de Estado, empresas de grande porte, grandes marcas. São pelo menos uns 20 projetos bem encaminhados – disse Colombo, sobre empresas que estudam a instalação de unidades em SC, cujos nomes ainda não podem ser revelados.


Alesc - Outubro - Mobile
Fiesc Outubro - Mobile
Zagonel - Outubro - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro