Close Menu

Busque por Palavra Chave

LAZER E CULTURA

Autoridades apoiam fechamento parcial da Plínio de Nês nos finais de semana

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/04/2018 10:26 - Atualizado em 09/04/2018 10:29
Ideia é fechar parte da avenida Plínio Arlindo De Nês para práticas esportivas e culturais em pelo menos um dia do final de semana (Foto: Axe Schettini/LÊ) Ideia é fechar parte da avenida Plínio Arlindo De Nês para práticas esportivas e culturais em pelo menos um dia do final de semana (Foto: Axe Schettini/LÊ)

Por Vitória Schettini

Com o objetivo de diminuir delitos, promover a atividade física e as práticas esportivas na avenida Plínio Arlindo de Nês, o Ministério Público de Xaxim publicou na sua fanpage, no Facebook, ainda em março de 2018, a indagação “Não seria interessante pensar em alternativas, como, a exemplo do que acontece em grandes centros, o fechamento da avenida principal, nos finais de semana, para o desenvolvimento de práticas esportivas?”.

Após a publicação e a divulgação da matéria no LÊ NOTÍCIAS, tanto no impresso, quanto no site, houve uma grande polêmica, sobretudo nas redes sociais. A medida poderia diminuir as ações penais são ajuizadas pela população, como perturbação de sossego, pois, segundo o Ministério Público, entre janeiro de 2015 a março de 2018, foram ajuizadas 234 ações penais buscando a responsabilização de motoristas abordados em estado de embriaguez, na Comarca de Xaxim. Já em relação à perturbação, foram 16 transações penais formalizadas e outras 18 ações penais, a maioria referente às situações de reincidência, ajuizadas para buscar a punição dos contraventores.

Em março, o Ministério Público de Xaxim publicou uma nota e se disse atento aos problemas da comunidade e que atua de forma incansável na busca da melhora das condições de vida da população. “É imprescindível, para o êxito do trabalho, a participação e o apoio da população em geral, sobretudo com apresentação de denúncias não anônimas e de depoimentos à autoridade policial (meios concretos de prova), preferencialmente com indicação da placa do automóvel e características do agente – já que, infelizmente, o número de policiais é insuficiente para atender toda a demanda criminal, situação que se verifica em todo o Brasil”.

O fechamento da avenida Plínio Arlindo de Nês nos finais de semana, como o Ministério Público sugere, poderia aumentar a recreação de crianças, adolescentes e das famílias xaxinenses. A medida já é aplicada desde 2015 na avenida Paulista, em São Paulo (SP) e oficializada no Diário Oficial do Município de São Paulo em junho de 2016, fazendo parte do Programa Ruas Abertas, criado pelo então prefeito Fernando Haddad (PT-SP). Além disso, a Secretaria de Esportes da capital paulista desenvolve, desde 1996, o programa Ruas de Lazer, que é voltado às ruas menores e que são localizadas em periferias e regiões mais pobres.

IDEIA NA PRÁTICA EM CHAPECÓ

Lanches e suco, brinquedos, ações de saúde e beleza, música, dança e exposição de carros antigos para toda a família, sem nenhum custo. Não é pegadinha. É o Domingo na Praça, evento que é realizado pela Prefeitura de Chapecó diversas vezes ao ano na Praça Coronel Bertaso, inclusive fechando parte da avenida Getúlio Vargas. A primeira edição de 2018 aconteceu neste domingo (08), com camas elásticas, touro mecânico, carrinhos de rolimã, futebol de sabão e passeio a cavalo. Foi possível ainda cortar o cabelo, fazer maquiagem e medir a pressão arterial. E quando a fome chegou, teve cachorro-quente, pipoca, algodão doce e suco. Quem teve sorte pôde levar para casa brindes, como bicicleta e forno elétrico, que foram sorteados em parceria com a Unochapecó.


O LÊ NOTÍCIAS conversou com lideranças xaxinenses, que estão dispostas a se reunirem para chegarem a uma conclusão sobre a iniciativa levantada no mês passado. CONFIRA:









Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro