Close Menu

Busque por Palavra Chave

Opinião | Como se faz um campeão!

Por: Júnior Chisté
09/04/2018 11:44

Ontem, domingo, praticamente todos os estados brasileiros conheceram seus campeões estaduais.

Como se faz uma equipe campeã? Como se fabrica pessoas campeãs? Guerreiras? Que na hora da decisão crescem, sabem discernir e ser melhores do que os adversários?

Sabem gerenciar suas emoções?

No domingo vimos por exemplo, e cito aqui, três das decisões onde tivemos expulsões colocando praticamente todo o planejamento de um campeonato cair por lona à baixo.

Exemplo um: Vasco e Botafogo. Fabrício, lateral-esquerdo do Vasco é expulso, o Botafogo precisava ganhar e venceu no tempo normal e após nas penalidades. Campeão carioca.

Exemplo dois: Grêmio e Brasil de Pelotas, pela segunda vez, o time do interior do gaúcho joga pelo menos um tempo com um jogador a menos. No segundo tempo é goleado por três a zero, mesmo que praticamente era quase que impossível vencer o Grêmio por quatro a zero.

Exemplo três: Cruzeiro e Atlético Mineiro. Primeiro tempo ainda. Briga na lateral, Edílson e Otero travam um duelo. O jogador do Atlético é expulso. Resultado? O Cruzeiro vence por dois a zero, jogou a maior parte do tempo com um jogador a mais e é campeão mineiro de 2018.

É assim nas grandes decisões da vida.

Quando se vai comprar um imóvel, um carro. Quando vai se trocar de emprego. Quando vai se investir em um novo ramo.

Nessas novas "empreitadas" tudo tem que ser estudado, planejado. Nada pode ser tomado pela emoção e decididamente tudo que subitamente se toma, logo o arrependimento vem e quando isso ocorre a recuperação no mínimo é desgastante.

Exemplos temos todos os dias na vida, não somente nos campos de futebol.

O próprio Figueirense usou fotos no vestiário. Uma delas? "Chapecoense: o único time catarinense da série A". Mentira? Verdade! Mas a frase diz que a nossa Chape é melhor e ao mesmo tempo mexeu com o brio de qualquer jogador do Figueira. O resultado todos sabem. Deixamos, de em casa, ganharmos mais um título. Nem sempre o melhor time, o melhor plantel ganha. Por vezes a determinação e o planejamento vencem.

Na vida é assim, não conte todos os seus sonhos, os seus objetivos, suas metas e os caminhos que pretende trilhar.

Vá aos poucos com confiança ao longo do caminho da vida sempre com o máximo de desenvoltura e todos verão do que és capaz.

Aos poucos sua capacidade será rotineira e automaticamente serás notada.


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro