Internado há mais de um mês no Hospital Unimed Chapecó, o pequeno xaxinense Lucas Davi Jesus foi diagnosticado com um tumor cerebral. Aos dois anos, o pequeno e a família dele travam uma luta em favor da vida. A mãe da criança, Giziani Maria Domingos e seus familiares se desdobram para acompanhar Lucas Davi, que deu entrada no Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, em 17 de outubro e, desde o dia 21 daquele mês, segue internado em Chapecó. No decorrer dos dias, foi descoberta uma meningite bacteriana e a hidrocefalia, problemas dos quais precisa se recuperar para dar início às quimioterapias para vencer o câncer. Assim, sem previsão de alta, a família conta com o apoio da comunidade para arcar com as despesas e oferecer todo o tratamento que a criança necessita.
DESCOBERTA DA DOENÇA
De acordo com Giziani, Lucas Davi sempre foi uma criança comunicativa, extrovertida e com bons hábitos alimentares. Mas, em 11 de outubro passado, o pequeno teve febre e vômitos. De início, a família pensou se tratar de uma virose comum, porém a fraqueza constante e a falta de equilíbrio preocuparam a todos. Exames laboratoriais não acusaram problemas de saúde. Mas, no dia 17, o pediatra que acompanha Lucas Davi desde o nascimento internou o pequeno em Xanxerê, onde ficou até o dia 21, quando uma tomografia diagnosticou algo preocupante. No mesmo dia, o pequeno foi encaminhado para um neuropediatra em Chapecó. No dia seguinte, Lucas Davi passou por uma ressonância com contraste craniano, que identificou o tumor. Mais uma ressonância foi feita dois dias depois com contraste da medula, que confirmou a doença.
TRATAMENTO
Lucas Davi está reagindo bem aos tratamentos, mas o estado de saúde da criança ainda é muito delicado. O jeito amoroso da criança conquista dia após dia toda a equipe de profissionais, que inclui pediatra, neuropediatra, neurocirurgião, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, oncologistas, profissionais de higiene, de nutrição e enfermeiros. Mas, com tanto trabalho em prol da recuperação de Lucas Davi, são grandes as dificuldades enfrentadas pela família.
APOIO DA COMUNIDADE
Giziani destaca o carinho e a contribuição de muitas pessoas com a recuperação do filho. “Só tenho a agradecer pelo apoio de todos em forma de oração, cada qual com sua crença, mas todos na torcida para que Deus faça o melhor”, expôs a mãe. Além disso, Giziani conta que recebeu contribuições financeiras, doações de sangue, mantimentos, roupas e fraldas para Lucas Davi.
* Giziani solicita que os interessados em ajudar a família procurem por ela ou pelo irmão Giselio Domingos. “Ninguém está autorizado a receber dinheiro em espécie em nome do Lucas Davi ou de minha família. Peço que nos procurem diretamente”.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro