Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alunos do Gomes Carneiro conhecem história da Casa da Cultura

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/04/2018 18:41
Encontro serviu para aprimorar técnicas de pesquisa dos estudantes (Foto: Prefeitura de Xaxim) Encontro serviu para aprimorar técnicas de pesquisa dos estudantes (Foto: Prefeitura de Xaxim)

A primeira aula da semana foi de cultura para os estudantes da 1ª série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Gomes Carneiro, de Xaxim. No início desta tarde (09), eles visitaram a Casa da Cultura para conhecer a instituição e debater sobre a história do município. Com a proposta do Instituto Ayrton Senna, de desenvolver o Ensino Médio Integral no corpo escolar, um grupo de estudantes escolheu a cultura de Xaxim como objetivo da atividade. Eles irão retratar a história por meio de fotografias, pesquisas e entrevistas com pessoas da comunidade xaxinense que, inclusive, fizeram parte da trajetória da escola, que completou 75 anos no final do ano passado.

Conforme a professora Adriana Rosin, a proposta envolve seis grupos de pesquisa e está sendo bem aproveitada pelos adolescentes. “Com este projeto trabalhamos não só a teoria, mas outros aspectos do ser humano, como o emocional e o cognitivo. É algo bem abrangente e positivo que envolve toda a comunidade escolar”.

O grupo, que trabalha com o tema “Quem somos e onde estou?”, conheceu a história da Casa da Cultura sob orientação da Gerente de Cultura Jucilei Rossoni. “É uma experiência que todos os jovens devem fazer: sair da escola e ir pesquisar na rua. Vivemos em um momento em que isso está em falta e é fora da escola que está boa parte do conhecimento, principalmente sobre os aspectos culturais da nossa cidade”.

A diretora ainda enfatiza que o contato com as pessoas da comunidade é fundamental para resgatar a história e comenta o interesse dos alunos em conhecê-la. “É uma porta aberta para o conhecimento deles. Durante a visita, um ponto bem importante levantado por eles foi sobre o cinema de Xaxim, que foi desativado há muitos anos. Percebo a necessidade de levantar esse debate e tentar trazer de volta essa cultura no município.”

A pesquisa servirá para compor a nota final do semestre, como trabalho de conclusão, quando eles irão apresentar um relatório e um banner com os materiais coletados aos colegas.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro