Close Menu

Busque por Palavra Chave

Ajuntamento e construção é PSD dividido; oposição a Plínio De Nês cresce; PDT ganha espaço e Ulisses Gabriel no Duas Perguntas

Por: Marcos Schettini
10/04/2018 10:38 - Atualizado em 10/04/2018 11:27
Lucas Ferreira e Paulinha unidos rumo à Alesc (Foto: Divulgação) Lucas Ferreira e Paulinha unidos rumo à Alesc (Foto: Divulgação)
De Brasília (DF).

A força do PDT em SC

Manoel Dias observa um novo tempo para o PDT em SC. Nome único do partido para federal em outubro, ele reconhece a coragem de Paulinha de Bombinhas em deixar a prefeitura e buscar espaço para estadual. A ex-prefeita está criando grande expectativa aos trabalhistas pela força que ela exerce na juventude de SC. Além de contar com o deputado Rodrigo Minotto, e os nomes de força não menos expressivas como Jatir Balbinot, em Chapecó, e Rodrigo Bornhoudt, em Joinville, o ex-ministro do Trabalho acredita em um horizonte forte para os interesses do partido no Estado. Professor Lucas Ferreira, vice-presidente em Florianópolis, costura entendimentos em favor de Ana Paula entendendo que ela tem fortes condições de chegada como deputada na Alesc. Por isso tem dado grande importância. O clima no PDT é de alternativa em tempos de eleição que poderá ter, pela primeira vez, Lula da Silva fora e Ciro Gomes ocupando espaço. À toa não é nova agenda na terra de Eduardo Moreira. Hoje, às 19h, o presidenciável Ciro Gomes palestra para estudantes na Univali, em Itajaí.


A segurança é prioridade e sempre é debate nas eleições. Por quê?

As estatísticas mostram que a violência está aumentando a cada dia, não só em SC, como no Brasil. Pessoas que não foram vítimas de crimes ou mesmo seus familiares, são raras exceções. Então, mais do que nunca as pessoas querem um debate sério sobre o tema. E acredito que os políticos serão obrigados a debater isso, mas o que mais me deixa entristecido é o fato de que apenas em eleições é que a maioria dos políticos lembra do tema, sendo lamentável que muitos se preocupam com a “segurança” só nesse período, sem antes nunca terem movido uma palha em prol dela (melhoria da estrutura, aumento do efetivo, valorização dos policiais, aprovação de leis mais severas contra os criminosos e a construção de mais presídios, por exemplo).

Quais são os caminhos eficientes para dar sentimento de proteção ao cidadão?

O que precisamos é de uma política séria para a segurança, atuando fortemente na prevenção e na repressão, investindo-se em tecnologia, efetivo, valorização do policial e leis mais duras contra os criminosos e o fim da sensação de impunidade. Só assim, crimes graves, como a execução da jovem policial Caroline Pletsch, não acontecerão mais. Fora isso, é só discurso vazio e populista, que não terá eficiência prática alguma.


Visitações

Colombo dedica a semana às coisas particulares e no aconchego de sua mãe. Depois começa o roteiro para produzir sua chegada ao Senado. Pela mensagem de sábado, vai precisar gritar bem mais para ser ouvido.

Estilo

À moda eclesiástica que agrada, Raimundo precisa definir a linha de qual estrada quer percorrer. Uma é deixar para última hora e tomar uma decisão que asfixie o Oeste, outra é já trabalhar nisso abertamente.

Ele

Se é Colombo o guia para um entendimento eleitoral, precisa indicar o caminho. Os termos ajuntamento e construção tem incomodado a base do PSD no silêncio do ex-governador preocupado apenas com Brasília.

Ajuntamento

Aos peões das grandes fazendas, o velho termo significa juntar o gado para pastar e, bem nutrido, levar ao abate quando tiver pronto. Talvez seja esta a visão do tropeiro Júlio Garcia nestas eleições.

Construção

Gelson Merisio não está preocupado e leva a sério os ensinamentos de sua avó para ignorar provocações e seguir em paz. Para o presidente do PSD seria, em outras palavras, enquanto os cães ladram, a caravana passa.

Sinônimos

Os termos ajuntamento e construção tem versão diferente para o ex-conselheiro do Tribunal de Contas. Ele não vê significância política que, neste caso, quem deve explicar são os aliados Amin e Bornhausen.

Ação

Maurício Eskudlark vai hoje à reunião da CCJ para pedir a retirada do título de Cidadão Catarinense a Lula da Silva. Argumenta forte. Por ser condenado e preso, deputado sofreu pesada cobrança de atitude.

Vingança

Como vai cair no colo do governador Eduardo Pinho Moreira revogar o título de Lula da Silva, o PT de SC não vai esquecer seu posicionamento. Principalmente se estiver em um 2° turno e deles precisar.

Apoio

Altair Silva estará com Antonio Thiago da Silva do Sintagri, Sindicato dos Técnicos Agrícolas de SC, que decidiram apenas por seu nome a deputado estadual. O empresário é do meio e eles querem-no na Alesc.

Reconhecimento

Plínio David De Nês, presidente da Chapecoense, foi a Florianópolis ontem em um voo cheio de torcedores e técnicos do Figueirense. Sem ter o que dizer, deu a eles o parabéns pelo campeonato.

Furiosa

A torcida da Chapecoense não quer saber do jogo político interno que quer renovação na diretoria do clube no final do ano. Mas título. Perder em casa alimentou a oposição a De Nês, que seus adversários fomentam.

Estrada

Zé Cláudio Caramori estava em Lages para abraçar Colombo e reafirmar o pedido do ex-governador para a missão a federal. Deixou o Badesc para seguir o líder e ir para Brasília.




Palhoça Você em Dia - Mobile
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro