Close Menu

Busque por Palavra Chave

Grupo italiano Della Aurora de Xaxim convida para VIII Encontro de Corais

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/04/2018 14:49 - Atualizado em 11/04/2018 14:50
“Buscamos expressar nossa alegria através da musica e da convivência em grupo”, ressalta o presidente (Foto: Prefeitura de Xaxim) “Buscamos expressar nossa alegria através da musica e da convivência em grupo”, ressalta o presidente (Foto: Prefeitura de Xaxim)

Resgatar a história dos imigrantes italianos e os costumes dos antepassados são bandeiras levantadas pelo Coral Italiano Della Aurora, de Xaxim. Com 29 membros, o grupo mantido pela Casa da Cultura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, percorre a região Oeste para levar entretenimento e a cultura italiana para crianças, jovens e adultos. No próximo dia 29 de abril será realizado na Igreja da Comunidade do Bairro Alvorada o VIII Encontro de Corais. Em seguida, o tradicional almoço italiano no Salão Comunitário. O evento contará com a participação de corais de diversos municípios da região.

GRUPO CONSOLIDADO

O Della Aurora busca promover a compreensão das mais diversas formas de expressão, seja por meio da fala, canto ou musicalidade dos instrumentos. O dialeto italiano, por exemplo, é impreterível nos encontros, que reúnem crianças de nove anos a senhores e senhoras de até 70 (em sua maioria). As músicas são ensaiadas todas as segundas-feiras, a partir das 18h45, na Casa da Cultura. Aos interessados em participar, basta entrar em contato com a instituição, que irá agendar um teste de voz para avaliar o timbre.

O gosto pela música e pela cultura italiana é inquestionável aos componentes, que participam assiduamente dos ensaios e das apresentações pela região, o que é motivo de orgulho para o presidente do grupo. “O comprometimento de todos fez com que nos tornássemos um coral de referência no Estado. Vejo uma evolução muito grande com o passar dos anos. Hoje contamos com três acordeonistas, um violonista e somos um dos únicos corais que trabalha com quatro vozes: soprano, contralto, baixo e tenor. Sem dúvidas o Della Aurora serve de modelo para outros grupos”, enfatiza Nédio Campigotto.

Os valores pregados no grupo são ainda exaltados por ele: “união e respeito entre os membros para que os objetivos de preservar nossa cultura italiana e representar o município sejam alcançados e assim melhorar o olhar da comunidade para as tradições”.

FESTA TRADICIONAL

A última edição aconteceu há dois anos e contou com a presença de 17 corais. Para este ano, a expectativa mantém-se parecida, já que, conforme o presidente, o número de apresentações não pode cansar o público, que normalmente acompanha os cantos com atenção. Na ocasião foram servidos aproximadamente 500 almoços.

O convite aos corais regionais ainda está sendo feito e, como de costume, cada grupo receberá brindes com produtos oriundos do próprio município como recordação do encontro.

Quanto à programação, ela inicia por volta das 9h da manhã e após as apresentações, ao meio-dia, será servido macarrão, polenta, fortaia de salame, radicci cotti, mandioca, carnes de frango e suína, pão e saladas.

Os ingressos podem ser adquiridos com os membros do Della Aurora ou na Casa da Cultura. O valor é de R$ 28 para os adultos e R$ 12 para crianças até onze anos.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro