Close Menu

Busque por Palavra Chave

TALENTO RARO

Cão de busca e resgate é destaque no Brasil devido às múltiplas habilidades

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/04/2018 11:21 - Atualizado em 16/04/2018 12:06
Pastor holandês Thor tem quatro anos e dois meses e atua no Canil da Polícia Militar de Xanxerê (Foto: Axe Schettini/LÊ) Pastor holandês Thor tem quatro anos e dois meses e atua no Canil da Polícia Militar de Xanxerê (Foto: Axe Schettini/LÊ)

Por Vitória Schettini

Historicamente, os cães são conhecidos como os melhores amigos do homem. Segundo pesquisas, os descendentes dos lobos foram domesticados há 40 mil anos e hoje, transformaram-se em grandes guardiões, sendo usados em buscas e salvamentos, além de serem uma ótima companhia para crianças e idosos. Nesse sentido, o cabo Edemar, da Polícia Militar de Xanxerê, que é adestrador e tem o leal pastor holandês Thor ao seu lado, concedeu uma entrevista ao LÊ NOTÍCIAS e descreveu a caminhada de trabalhos com o Canil.

O cabo Edemar da Silva está no Canil da Polícia Militar há cinco anos e o cão Thor está ao seu lado desde os 45 dias de vida. Atualmente, a dupla tem trabalhado em diversas ocorrências e Thor é um dos poucos cães no Brasil que apresenta múltiplas habilidades. Segundo o cabo, um cão de polícia é usado para duas modalidades, como por exemplo, o faro de drogas, busca, captura e intervenção e Thor foi treinado para realizar várias modalidades de policiamento.

AMIZADE E COMPANHEIRISMO

De acordo com o cabo Edemar, Thor tem um grande vínculo de amizade com ele tanto que o policial o leva para sua casa após o trabalho. “Sem sombras de dúvidas, ele é meu melhor amigo. Quando eu o levo para casa, minha esposa e meus filhos o adoram. Além disso, é muito gratificante saber que ele está auxiliando nos trabalhos da Polícia Militar. Aqui em Xaxim, por exemplo, estamos fazendo essa atividade com essas crianças, auxiliando na APAE, em hospitais, o Centro de Atenção Pssicosocial (CAPS), onde ajudamos pessoas com síndromes e depressão. O que o Thor faz é um trabalho excelente”, comenta o cabo.

Nas palavras do policial, o Thor recebeu um programa de adestramento ímpar, criando uma cumplicidade e assim, Edemar conseguiu que Thor desempenhasse todas as modalidades de policiamento. “Quando eu fui fazer a certificação na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o órgão máximo dessa categoria no Brasil, eu coloquei o Thor à prova em várias atividades, seja guarda, proteção, obediência, maintraining, que consiste na busca, captura e resgate ou na prova de detecção de armas e drogas, onde consegui aprová-lo em todas as atividades, obtendo um aproveitamento superior a 90%”, salienta o cabo.

Ele afirma que havia outros cães exemplares no Canil de Xanxerê, mas que foram doados para outros canis no Estado, como a Pantera, a qual foi doada para o Canil de Laguna e o labrador Roque para o Canil de Porto União. “Temos o Tanner, que é filho do Thor e também trabalha no Canil de Xanxerê. Graças ao trabalho desenvolvido na 4ª Companhia, em Xanxerê, nós conseguimos, não ajudar apenas a nossa região, mas também todos os municípios que atendemos e outros lugares de Santa Catarina”, conta ao LÊ NOTÍCIAS.

MARCO NA CARREIRA

Nos mais de 40 flagrantes de entorpecentes, cerca de 20 prisões efetuadas contra criminosos foragidos e três resgates em que Thor atuou, o acontecimento mais marcante, segundo Edemar, foi um homicídio em Mondaí, em que o corpo da vítima havia sumido e a família não tinha contato com ela há 28 dias. “O delegado que cuidava do caso ficou sabendo sobre as habilidades do Thor e nos pediu que fôssemos à cidade de Mondaí. Quando chegamos ao município, o Thor foi a três pontos e quando alcançou o terceiro, ele não apenas positivou, como também parou sobre uma ponte. Dessa maneira, foi concluída que a vítima foi até aquele local e provavelmente havia sido jogado na água, já que o Thor ficou sentado olhando para o rio. Por fim, com base nisso, dias depois foi constatado que o corpo estava no rio, próximo à ponte”, finaliza.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro