Close Menu

Busque por Palavra Chave

Epagri/Ciram emite nota contra boato e garante inverno normal em Santa Catarina

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/04/2018 20:37
Meteorologistas da Epagri/Ciram desmentiram boato de que o inverno de 2018, em Santa Catarina, será o mais rigoroso dos últimos 100 anos  (Foto: Divulgação/LÊ) Meteorologistas da Epagri/Ciram desmentiram boato de que o inverno de 2018, em Santa Catarina, será o mais rigoroso dos últimos 100 anos (Foto: Divulgação/LÊ)

Nesta terça-feira (24), a Epagri/Ciram emitiu uma Nota Meteorológica para descontruir boatos que estão se propagando, de maneira irresponsável, em alguns ‘sites’ e nas redes sociais, afirmando a chegada de frio intenso em Santa Catarina. Ainda, segundo a nota, umas quatro massas de ar frio “rigorosas” foram anunciadas, por estes sites, para março, o que não ocorreu. Pelo contrário, o calor do verão estendeu-se até o mês de abril. Então “providenciaram” o boato de que esse inverno será o mais rigoroso dos últimos 100 anos.

“Especuladores do tempo” podem dizer qualquer coisa, uma vez que não serão cobrados profissionalmente por suas declarações. E talvez não tenham condições de dimensionar o impacto de uma informação como essa. Imagine o setor comerciário fazendo estoque de roupas de frio, as cidades serranas se preparando para receber um recorde de turistas, os supermercados e restaurantes providenciando um estoque de alimentos típicos de uma estação fria. Você, que lê essa nota, reservando hotel e passagens para umas férias em meio a bonecos de neve na serra gaúcha ou catarinense. Antes de qualquer planejamento que dependa do tempo ou clima, consulte os profissionais da meteorologia. Confira sempre a seriedade e veracidade das informações. Certifique-se de que a informação é emitida por quem tem um registro profissional.

A EPAGRI/CIRAM, a exemplo do que os serviços e empresas de meteorologia de outros estados do Brasil estão fazendo, vem esclarecer que NÃO há previsão de inverno rigoroso em SC para 2018, muito menos de ser o mais frio dos últimos 100 anos. Leia a seguir a discussão técnica que embasa a previsão da Epagri/Ciram.

As condições atmosféricas atuais, de uma La Niña com intensidade fraca, tendem a evoluir para uma condição de neutralidade climática durante os meses do outono. E o enfraquecimento da La Niña vem se confirmando nas últimas semanas, com a diminuição dos valores de anomalia negativa da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e o enfraquecimento dos ventos alísios no Pacífico Equatorial. Considerando essa condição de neutralidade climática, a previsão é de um inverno com frio dentro da normalidade para Santa Catarina em 2018.

Nesse início do outono, a temperatura ficou entre próxima e acima da média histórica no Estado. No inverno catarinense, em anos de normalidade climática, ocorre uma alternância de períodos com temperatura acima da média e períodos com ondas de frio que declinam bruscamente a temperatura. Pelo menos de uma a três ondas de frio mais intenso, com temperatura abaixo de zero grau nas áreas altas do Estado, em um período de três a cinco dias consecutivos, são esperadas para este inverno de 2018, favorecendo a ocorrência de geada em áreas amplas. A neve também é esperada na região serrana, especialmente entre junho e julho. Lembrando que esses episódios com ondas de frio mais intenso são típicos do inverno catarinense.

Meteorologistas - Epagri/Ciram - Publicação: 24/04/2018


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro