A cada passo da égua Dama, o pequeno Ayram de Oliveira Costa, de oito anos, transparecia a felicidade no contato com o animal. Mais do que sorrisos e o encantamento nítido em seus olhos, o passeio rendeu a ele benefícios terapêuticos e educacionais. É que a equoterapia incentiva a coordenação motora, a fala, a concentração e a memorização, entre outros atributos que fazem toda a diferença como aliada nas áreas da saúde e da educação.
As atividades na equoterapia, que acontecem por meio de parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Xaxim no bairro Guarany, são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, com atuação interdisciplinar, composta pela fonoaudióloga Thelma C. Zambenedetti dos Santos; fisioterapeuta Fernanda Dalla Cort Ferraz; e pelo educador físico Jean Cabral, todos com formação e capacitação pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL).
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Soleni Vanzella, “o atendimento equoterápico deve ser iniciado mediante parecer favorável de avaliação médica, psicológica e fisioterápica. Indicamos a prática em casos de lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas, disfunções sensório-motoras, distúrbios evolutivos, comportamentais, de aprendizagem e emocionais”.
Ainda, conforme a equipe que trabalha diretamente com os pacientes, a equoterapia também é indicada para organizar o esquema corporal, o equilíbrio e regula o tônus muscular. “Por meio de movimentos variáveis, rítmicos e repetitivos, praticados pelo cavalo, ocorre uma sinergia entre o animal e o praticante, aumentando a quantidade de informações sensoriais que ele recebe”, expôs a fisioterapeuta Fernanda.
Já a fonoaudióloga Thelma destacou que “o nível de aceitação e interesse, tanto por parte do praticante quanto das famílias, é excelente, visto que em alguns casos em pouco tempo desta prática percebe-se ganhos significativos”.
Para o secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado, “é uma satisfação poder oferecer os atendimentos de equoterapia e acompanhar os benefícios que eles trazem à saúde. A evolução pessoal de cada um dos nossos pacientes, seja física ou psicológica, é uma vitória também para nós da Secretaria”, finalizou.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro