Close Menu

Busque por Palavra Chave

Opinião | Xaxim e o medo do desemprego!

Por: Júnior Chisté
27/04/2018 11:39

Aqui mesmo no LÊ NOTÍCIAS de ontem estava lendo uma matéria sobre os cinco anos da Aurora no município de Xaxim.

Sabemos do equilíbrio desta empresa, do que representa esta marca em praticamente nos quatro cantos do mundo, tamanha a qualidade em seus produtos e a eficiência em sua gestão.

Mas o fato é que como xaxinense continuamos praticamente sendo praticante de um mesmo problema sociável que nos afeta há décadas, mesmo que algumas indústrias tenham se instalado e tenham crescido e oferecido centenas de empregos.

E se essa ilha fechar? Por isso escrevi há semanas atrás uma coluna me referindo a nova pasta criada por essa administração que se refere ao Desenvolvimento Social de Xaxim e lá questionei e ponderei questões preponderantes que precisam ser levantadas e que precisam ser colocadas à tona. Precisamos ter áreas industriais fortificadas, comércio e indústria sendo fomentadas e empresas sendo trazidas à Xaxim.

Dias atrás palestrei em Abelardo Luz e por lá a Aurora anunciou férias coletivas aos seus funcionários para junho. Mesmo que não tenha o significado que tenha para Xaxim, centenas de famílias estão aterrorizadas com o desemprego batendo em suas portas.

Em um país onde os próprios economistas, nem eles sabem propriamente que rumo o país tomará especialmente após as eleições, até porque sabe-se lá quem vencerá as eleições e como se dará as mesmas. Se o empresário, mesmo aquele afoito por investir, cada vez menos inoperante, pois a política que se pratica no país ao invés de fazer com que o empreendedor, o investidor do próprio país e os investidores de lá fora, vejam o Brasil com olhos tentadores, recuam pois a política monetária, de juros, de tributos afugenta qualquer grande investidor.

O Brasil é um gigante de infinita fonte de riquezas e ao mesmo tempo de infinitas barreiras, joga contra si, essa que é a verdade. A começar pela própria corrupção. Come-se da própria carne e se despreocupa-se com o capital que temos e enquanto olhamos países que até então estavam com sua economia estagnadas hoje são países emergentes e que ultrapassaram a nossa pobre e infantil economia.

Que possamos fazer crescer Xaxim, fomentar ideias, trazer empregos, fortificar a indústria e comércio, pois estamos ao lado de uma das cidades que mais crescem no sul do Brasil e somos cortados pela 282 e muitas vezes não somos vistos.

Explorar mais nossa capacidade de talentos e absorção de riquezas. É só colocar "às águias" que se tem pra realmente voarem mais alto.


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro