O vereador Tião (PSD) fez o uso da tribuna na semana passada para expor sua preocupação quanto a taxa de R$ 200,00 cobrada pela Administração Municipal para sepultamento no Cemitério Frei Plácido Rohlf.
Ele explicou que acompanhou o funeral de uma criança de família simples e os familiares tiveram que pagar o valor para fechar a gaveta, que utiliza 10 tijolos. O vereador encaminhou um pedido ao prefeito para que reveja essa situação, pois há muitas famílias que não têm condições de pagar esse valor. Ele pediu que o Executivo estude uma maneira de deixar depositado no cemitério, material de construção, para que as famílias pobres possam utilizar.
O presidente do Legislativo Xaxinense, Agenor Junior Maier, informou que a Câmara aprovou no ano passado a Lei Ordinária 4308/ 2017 que dispõe sobre o sistema funerário municipal, implantações e normatizações de Cemitério Público, cemitérios Particulares, crematórios e o Fundo Municipal de Cemitério.
Na Lei está claro que as pessoas que não têm condições de pagar, podem pedir a isenção dessa taxa de sepultamento. Segundo ele, o município possui um fundo municipal, que é usado para cobrir as despesas de manutenção com o cemitério e auxílio funeral daqueles que não tem condições de custear.
Ele sugeriu que a própria funerária oriente essas famílias a procurarem a isenção das taxas diretamente na prefeitura.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro