Close Menu

Busque por Palavra Chave

Papo Justo | 1º de maio: uma data a não ser esquecida!

Por: Diego Barbiero
02/05/2018 10:22 - Atualizado em 02/05/2018 14:49

A história do dia 1º de maio é ligada à grande greve feita em Chicago, Estados Unidos, no ano de 1886. Pelos registros salvos, aquela teria sido a primeira movimentação unida de trabalhadores para reivindicação de direitos.

132 anos depois, o dia ainda é motivo de orgulho. E não deveria ser diferente: a imensa maioria da população mundial entrega sua força de trabalho, em troca de um salário, para que os objetivos dos empreendimentos sejam alcançados.

O que se deve fazer, porém, nesse século XXI, é uma releitura da importância deste dia: não se trata, substancialmente, de discutir [apenas] direitos, mas sim de ideais; de não focar na velha dicotomia capital x trabalho, mas sim de enaltecer a importância do cooperativismo e da solidariedade (inclusive em torno dos ideais da empresa, desde que justos) em busca de um bem maior; de não ver (e se ver) como um instrumento de trabalho, mas sim de uma imprescindível peça de uma complexa engrenagem!

Que esse dia seja, enfim, lembrado e (re)lembrado por sua importância histórica, por seu momento atual e pela possibilidade de releitura futura.


Anúncio Radial 2
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro